INFRAESTRUTURA NO PECÉM
Elmano debate ampliação da produção de energia visando atender ao Hub de H²V
Por Marcelo - Em 08/01/2025 às 4:29 PM
O governador Elmano de Freitas esteve em Brasília nesta quarta-feira (8), onde participou de uma reunião estratégica com o titular do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira. O encontro, realizado no âmbito da infraestrutura energética, foi direcionado ao debate de soluções para o fornecimento de energia ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um dos principais polos de desenvolvimento sustentável do País.
“O objetivo é assegurar as condições necessárias para a instalação de empreendimentos voltados ao Hidrogênio Verde no Ceará, que já contam com pré-contratos que somam investimentos estimados em US$ 24 bilhões e a perspectiva de geração de 80 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Essas iniciativas simbolizam desenvolvimento econômico e sustentável, além de novas oportunidades e empregos qualificados para o nosso povo”, destaca.
Protagonismo
O Ceará está na vanguarda da produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Brasil, tendo assinado mais de 35 memorandos de entendimento (MoUs) com empresas nacionais e estrangeiras. Dentre essas, seis já formalizaram pré-contratos para se instalar no Complexo do Pecém. Até 2034, o Estado projeta construir uma capacidade instalada de 10,4 gigawatts (GW) em Hidrogênio Verde (H²V), consolidando-se como um dos maiores players globais do setor.
Os empreendimentos serão instalados no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que contará com uma área de 1.911 hectares destinada ao Hub de Hidrogênio Verde. Esse espaço será dedicado à produção, exportação e desenvolvimento de tecnologias ligadas ao H²V, reforçando o papel estratégico do Ceará no mercado internacional de energias renováveis.
Ao final da reunião, Elmano de Freitas classificou o encontro como essencial para consolidar os avanços do projeto. “Tivemos uma discussão muito produtiva, com foco em garantir aos investidores que já firmaram contratos e pré-contratos com o Complexo do Pecém a segurança energética necessária para seus projetos. O Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, está comprometido em fornecer as condições necessárias para viabilizar esses investimentos”, conclui Elmano de Freitas.