ENCONTRO EMPRESARIAL
Em encontro do Lide, Mauro Benevides Filho aponta vantagem para o Ceará com a reforma tributária
Por Eduardo Buchholz - Em 01/08/2024 às 9:53 PM
Nesta quinta-feira (1º), o Lide Ceará se reuniu no Hotel Gran Marquise para discutir a recente proposta de regulamentação da reforma tributária, aprovada na Câmara. O encontro, um almoço-debate organizado por Emília Buarque, presidente do grupo, atraiu figuras proeminentes do cenário econômico cearense, além de representantes do setor produtivo. Entre os participantes estavam Mauro Benevides Filho, deputado federal; Caio Portugal, presidente da AELO e vice-presidente do SECOVI-SP; e David Benevides, sócio líder da Grant Thornton e especialista em tributação. O empresário Beto Studart também marcou presença, contribuindo para as discussões.
Durante o debate, o parlamentar destacou os benefícios que o Ceará, um dos nove estados que seriam altamente beneficiados pela reforma, poderia esperar. Além do aumento de receitas, o deputado enfatizou que a reforma tributária promoverá a competitividade do estado, potencialmente ampliando vendas, aumentando o Produto Interno Bruto (PIB) cearense e elevando a empregabilidade.
“A reforma institui, entre outros pontos, o que nós chamamos de princípio do destino puro. Ou seja, fica com o tributo quem está comprando, quem está pagando. Hoje, quando o Ceará compra qualquer mercadoria de São Paulo, eles ficam com 7% e a gente cobra 13% aqui no Ceará para fazer os 20%, que é a alíquota do ICMS. Com o princípio do destino puro, todos os 20% ficarão para os cearenses. Com isso, o primeiro impacto no Estado é, inequivocamente, um potencial crescimento de receita. Além disso, essa simplificação da forma de produzir vai também dar mais competitividade ao Ceará, pois isso pode ampliar as vendas, aumentando o Produto Interno Bruto cearense e elevando empregabilidade”, avalia o deputado.
O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) é uma organização multissetorial, multilateral e apartidária, que reúne empresários e CEOs de grandes e médias empresas, com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa e discutir um ambiente Brasil promissor, sob os aspectos socioeconômico, ambiental e ético, além de ampliar oportunidades e dar projeção às empresas, sobretudo debatendo conteúdo expressivo para os negócios e para o País.
Presidido pela empresária Emília Buarque, o Lide Ceará mantém anualmente uma agenda de atividades de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público.