VIDA EM PORTUGAL

Embaixada do Brasil lançará aplicativo para reconhecer equivalência de notas

Por Marcelo - Em 10/02/2023 às 5:18 PM

Um contingente superior a 230 mil brasileiros vivem, atualmente, de forma legal em Portugal. Mas muitos deles necessitam o reconhecimento da equivalência de notas entre o ensino brasileiro e o sistema educacional português, para poder trabalhar ou se matricular em instituições de ensino naquele país da Europa. Por esse motivo, a Embaixada do Brasil em Portugal deve lançar, nos próximos meses, um aplicativo para agilizar esse processo.

Morar em Portugal tem uma série de exigências sobre documentações           Foto: Divulgação

Afinal, hoje há mais de 5 mil processos pendentes com pedidos de equivalência de notas e a expectativa é que o novo App – em fase final de testes -, possa realizar o processo de forma online em apenas uma hora. Isso porque existem alguns processos que já completaram dois anos de atraso, trazendo problemas para muitos cidadãos e cidadãs brasileiras que buscaram Portugal para trabalhar e viver.

De acordo com o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, a nova ferramenta faz parte da reformulação da área voltada ao setor educacional, dentro da estrutura da representação diplomática brasileira naquele país. O objetivo principal é auxiliar os pais que precisam matricular seus filhos em colégios portugueses, e brasileiros que conseguiram emprego, mas ainda não tiveram como comprovar o seu nível de escolaridade.

Ele ressalta que por meio do aplicativo os interessados poderão realizar a entrega de toda a documentação e prestar as informações solicitadas, de modo totalmente online, inclusive a checagem deste material, e com assinatura digital. Salienta, entretanto, que aqueles que tentarem inserir dados falsos, serão responsabilizados penalmente, de acordo com a legislação vigente em Portugal.

Ânya Ribeiro diz que as pessoas devem procurar os respectivos consulados  

Segundo a vice-presidente da área turística da Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Ânya Ribeiro, muitos brasileiros estão enfrentando problemas sérios. “Há muitos brasileiros desempregados, devido à falta de documentação e informação sobre reconhecimento de seus cursos, inclusive alguns altamente qualificados. Portanto, quem pretende mudar para Portugal ou outros países, deve se informar no consulado sobre quais são os documentos exigidos no local para onde a pessoa pretende ir”, aconselhou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business