AÇÃO INÉDITA
Embratur e TripAdvisor firmam parceria para promover afroturismo brasileiro
Por Redação - Em 05/11/2023 às 12:16 AM
O afroturismo é uma das apostas do Brasil para atrair mais visitantes estrangeiros. Buscando impulsionar esse segmento, a Embratur firmou uma parceria inédita com a TripAdvisor, maior plataforma agregadora de experiências turísticas do mundo, para a criação do primeiro Hub de Conteúdo de Afroturismo da TripAdvisor no mundo. O projeto foi lançado na última sexta-feira (3), em Londres.
De acordo com a Embratur, a parceria inclui uma página dedicada exclusivamente ao afroturismo, além de uma estratégia publicitária para impulsionar o tráfego de europeus em busca das experiências de afroturismo no Brasil. Para garantir a participação da maior quantidade de afroempreendimentos do turismo nessa estratégia de promoção, a Embratur garantiu a isenção da taxa que a plataforma cobra para inscrição de novos roteiros e experiências.
A Embratur vai atuar para que as empresas especializadas em afroturismo e os governos contribuam com o cadastro de restaurantes, museus, praças, localidades importantes para a história do povo negro brasileiro, além de novos roteiros. A ideia é engajar os estados e municípios a revisitarem suas histórias e suas singularidades culturais regionais, dando maior protagonismo aos elementos afrobrasileiros.
“Pela primeira vez o Brasil tem uma página exclusiva no TripAdvisor e o conteúdo que escolhemos é todo focado no afroturismo. A gente sempre fala que o Brasil voltou, mas que Brasil é esse? Com essa parceria nós estamos respondendo a pergunta: é o Brasil que não aceita o racismo, que fortalece o afroempreendedorismo e promove a inclusão, o emprego e a renda através do turismo”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para Eoin McGregor, head of Tripadvisor Ad Express & Reseller Partnerships, a parceria com a Embratur é promissora. “Nós estamos muito felizes com essa parceria inédita para promover as experiências do afroturismo brasileiro. Temos certeza que esse trabalho renderá bons frutos”, afirmou.
Experiências
O diretor-executivo e co-fundador da empresa Diáspora.Black, Carlos Humberto Silva Filho, também estava presente no evento de assinatura da parceria entre a Embratur e a TripAdvisor. Desde março deste ano, a Agência vem atuando de forma articulada com a plataforma, que busca divulgar experiências e ampliar o conhecimento sobre lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra no Brasil.
“O Brasil é o segundo país em população negra no mundo, só perde para a Nigéria, que está no continente africano. E essa população não é só grande, é também grandiosa nas suas manifestações culturais, religiosas, gastronômicas, paisagísticas e tantas outras. Quando compreendemos a dimensão desta população na África, na América Latina, no Brasil e no mundo, podemos enxergar um grande oceano de oportunidades. É com isso que a Diáspora.Black trabalha, em promover o afroturismo, auxiliando o mercado a compreender esse movimento que vem crescendo. E essa parceria que estamos desenvolvendo com a Embratur tem tornado real a possibilidade de fortalecer o crescimento do afroturismo no Brasil”, destacou Silva Filho.