INCLUSÃO
Empreendedorismo é a principal fonte de renda para 94% dos MEI
Por Redação - Em 12/06/2024 às 12:27 AM
Dos 15,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil, uma pesquisa inédita do Sebrae revela que 94% dependem exclusivamente ou principalmente de sua atividade empreendedora para sua fonte de renda. Isso confirma o MEI como uma das maiores políticas de inclusão produtiva implementadas no país.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatiza a importância do MEI para o desenvolvimento nacional. “Há 15 anos, o Brasil testemunhava a implementação do MEI, criado graças a uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O MEI pode estar junto com o Sebrae e obter informações de como acessar o crédito, além de orientações para os mais diversos setores da economia. Com iniciativas como essa, podemos proteger o espírito empreendedor do brasileiro”, afirma.
Além disso, Lima ressalta o papel do MEI como um instrumento de inclusão social, destacando que aproximadamente 30% dos 15,5 milhões de microempreendedores individuais estão inscritos no Cadastro Único e metade deles recebe o Bolsa Família. Ele destaca que esses empreendedores representam a essência da economia brasileira, sendo fundamentais para o desenvolvimento do país.
A pesquisa mensal do Sebrae, que apresenta o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios, monitora o impacto da conjuntura econômica sobre os pequenos negócios e suas tendências para os próximos meses.