FUNDADOR DA ITAUEIRA
Empresário Carlos Prado será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia
Por Redação - Em 30/12/2024 às 11:35 AM
Referência nacional na produção e exportação de melão e melancia, o empresário Carlos Prado, fundador e presidente da Itaueira Agropecuária S.A. e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia por sua relevante contribuição à economia daquele estado, onde também possui fazendas.
O deputado Eduardo Salles (PP-BA) propôs, na última semana, a concessão da Comenda 2 de Julho a Carlos Prado em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para o crescimento e fortalecimento da fruticultura na Bahia. A data da homenagem, contudo, ainda será definida.
“Sua experiência e tino empreendedor permitiram que, em 1983, Carlos Prado fundasse a Itaueira Agropecuária S.A em Fortaleza, no Ceará. A capacidade gerencial fez a empresa crescer a ter filiais no Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo”, disse o deputado, destacando também a atuação da Itaueira na Bahia.
Na Bahia, uma das filiais da Itaueira Agropecuária S.A está no município de Ribeira do Amparo desde 2004. O plantio de melão e melancia ocupa uma área de 1.558 hectares e gera 1.068 empregos. No município de Curaçá, a Itaueira Agropecuária S.A produz uvas diferenciadas de alta qualidade. “Por essas razões é que apresentamos a presente proposição legislativa, na expectativa de contar com o apoio dos nobres colegas no sentido de aprová-la, após a tramitação de praxe”, concluiu o deputado Eduardo Salles.
Saiba mais
Carlos Prado, natural de Marília, no interior de São Paulo, formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Marília em 1966. Em 1961, ainda antes de concluir a graduação, ingressou, por meio de concurso, no Departamento de Engenharia e Mecânica da Agricultura da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Pouco depois, também através de concurso público, começou a trabalhar como escriturário no Banco do Brasil, na cidade de Assis, interior paulista.
Após a formação, Prado se dedicou à reorganização de empresas agropecuárias no Estado de São Paulo. Nas décadas de 1960 e 1970, fundou e presidiu várias empresas, como a Fábrica de Estopas Adriana Ltda., a Importadora Prudentina de Máquinas Agrícolas Ltda., a Nordeste Aviação Agrícola Ltda. e a Ceará Máquinas Agrícolas Ltda. Em 1983, fundou a Itaueira. Foi fundador da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Atualmente, o empresário também ocupa o posto de primeiro vice-presidente da Fiec.