REUNIÃO NO PLANALTO
Empresários cearenses recebem garantias de ministros que obras de infraestrutura e segurança hídrica serão aceleradas
Por Marcelo - Em 11/08/2020 às 8:25 PM
A comitiva de empresários cearenses que esteve reunida nesta terça-feira (11), em Brasília, com o primeiro escalão de ministros do Governo Federal, encabeçada pelos presidentes da FIEC e da Fecomércio-CE, Ricardo Cavalcante e Maurício Filizola, considerou o resultado do encontro bastante positivo.
“Tivemos agora uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros Braga Neto, Paulo Guedes, Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho, na qual fizemos as explanações dos projetos do Estado do Ceará, bem como ouvimos de cada um as colocações sobre as obras e a economia que vai decorrer nos próximos meses. Foi uma reunião espetacular”, explicou Ricardo Cavalcante.
Dentre os empresários e industriais que participaram da reunião com os ministros, em Brasília, estavam Ivens Dias Branco Júnior, Igor Queiroz Barroso, Beto Studart, Fernando Cirino Gurgel, Deusmar Queirós, Luiz Roberto Barcelos, Patriolino Dias de Sousa, Cândido Pinheiro Júnior, Honório Pinheiro, além de executivos de grandes grupos empresariais com sede ou atuação no Ceará.
Os representantes das entidades que defendem os interesses dos setores industrial e comercial do Estado estavam acompanhados de 16 grandes empresários e industriais cearenses, objetivando conseguir melhorias para a acelerar o ritmo da retomada econômica pós-pandemia. Também acompanharam a comitiva o deputado federal Domingos Neto; o presidente do PSD no Ceará, Domingos Filho, e o vice-presidente da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.
Após a reunião realizada no início da tarde com os representantes do Governo Federal, a comitiva cearense participou de um encontro na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. “Estamos aqui para falar com ele sobre alguns projetos próprios do Estado do Ceará”, completou Ricardo Cavalcante.
Dentre os principais assuntos de interesse dos empresários cearenses estão as obras de infraestrutura, como a conclusão do Anel Viário e a duplicação da BR-222, até o entroncamento com a CE-155, que leva até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e à ZPE Ceará, dois equipamentos de grande relevância para o desenvolvimento econômico do Estado. Bem como de segurança hídrica.
Como resposta a esses pleitos, ouviram dos ministros Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho que o Anel Viário estará com suas obras concluídas ainda no primeiro semestre de 2021 e que os recursos federais têm sido repassados ao Governo do Ceará para a conclusão das duplicações da BR-222 e da CE-055. Assim como para o Cinturão das Águas e o Malha D’Água, que deve permitir a integração de bacias.