Empresários veem novas oportunidades de negócios no Pecém
Por Admin - Em 10/11/2017 às 11:01 AM
Um grupo de produtores cearenses dos setores de frutas, camarão, flores e leite realizaram uma visita técnica ao Porto do Pecém e à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), esta semana, onde observaram os potenciais negócios que podem incrementar a economia do Ceará. Afinal, as exportações cearenses atingiram a marca de US$ 187,5 milhões, no mês passado, apresentando um crescimento de 28,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho do outubro é 2,8% superior no comparativo com setembro, quando foram exportados US$ 182,4 milhões.
A grandiosidade da infraestrutura encontrada no porto foi destacada pelo empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA e da Abrafrutas. A movimentação de cargas pelo Porto do Pecém teve um incremento bastante significativo, este ano, devido ao envio das placas de aço produzidas pela CSP, que já atingiram um total de 2,9 milhões de toneladas, e foram enviadas para mais de 14 países, fato comemorado pelo CEO da companhia, Eduardo Parente. Além disso, aquele terminal portuário segue como o maior exportador de frutas do Brasil, pois escoa a produção de vários estados como Ceará, Rio Grande do Norte Pernambuco e até mesmo Bahia.
No tocante à balança comercial do Nordeste, a participação das exportações cearenses no acumulado do ano foi de 11,9%, excedendo os 11,8% das importações. Um comportamento inédito em relação aos últimos cinco anos do período em análise e prova do sucesso da política de desenvolvimento que vem sendo implementada pelo governador Camilo Santana no Estado. E vem mais por aí!!!
Novos guindastes da APM Terminals dão maior velocidade ao embarque de contêineres no porto
Foto: Divulgação