CONSUMIDORES

Empresas de meios de pagamento lançam nova opção de parcelamento do saldo de cartão de crédito

Por Redação - Em 12/12/2024 às 12:01 AM

Cartão De Crédito, Pagamento Por Aproximação Foto Freepik

Um cliente poderá, por exemplo, incluir na renegociação parcelas futuras de compras ainda não vencidas FOTO: Freepik

O setor de meios de pagamento anunciou o lançamento de uma nova modalidade de parcelamento do saldo total do cartão de crédito. A medida visa oferecer aos consumidores uma alternativa ao uso das linhas de crédito rotativo e ao parcelamento de fatura, que costumam ter juros elevados e geram altos índices de inadimplência.

A nova opção permite que os clientes refinanciem toda a dívida acumulada no cartão, incluindo parcelas futuras de compras parceladas. O débito será unificado e dividido em parcelas fixas, com uma taxa de juros determinada por cada instituição financeira e com um prazo específico para quitação.

Um cliente poderá, por exemplo, incluir na renegociação parcelas futuras de compras ainda não vencidas, evitando que as dívidas da fatura do mês e dos produtos parcelados se acumulem. O objetivo é reduzir a utilização do crédito rotativo e do parcelamento de fatura, que são alternativas mais onerosas para quem não consegue pagar o saldo total.

A nova modalidade é resultado de discussões no setor financeiro que levaram à criação do teto de juros de 100% para o crédito rotativo e para o parcelamento de faturas, medida implementada no ano passado. A proposta de um parcelamento do saldo total, que permite a renegociação de toda a dívida do cartão, surgiu dessas discussões e foi amplamente debatida por representantes de várias entidades do setor, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira de Internet (Abranet), a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag). O fórum que resultou nesse produto é atualmente liderado pela Abranet.

Os consumidores poderão escolher entre o parcelamento total ou as opções de crédito rotativo e parcelamento da fatura. A nova linha seguirá o limite de 100% de juros e permitirá que o cliente quite as parcelas a qualquer momento, oferecendo mais flexibilidade no pagamento das dívidas do cartão de crédito.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business