REGIÃO DO PORTO DO PECÉM

Empresas do CIPP batem recorde em vagas e contratações no 1º semestre

Por Marcelo - Em 25/07/2020 às 8:01 AM

Porto do Pecém é o polo indutor do desenvolvimento daquela região do Litoral Oeste do Ceará                          Foto: Divulgação

Apesar dos impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus no setor produtivo mundial, a quantidade de vagas e de colocações nas empresas instaladas na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no primeiro semestre deste ano, superou os números do mesmo período dos dois anos anteriores.

De acordo com um levantamento do Sine/IDT Pecém, nos seis primeiros meses de 2020 foram abertas 1.586 vagas através do sistema. O número é 170% maior que o de 2018 e 95% superior ao que foi registrado no ano passado naquela área. Quanto às contratações via Sine/IDT Pecém, os indicadores também são positivos.

Ricardo Parente ressalta a importância de realizar projetos em parceria

De janeiro a junho deste ano, foram contratados 872 profissionais contra 551, em 2018, e 510, em 2019; aumentos de 58% e 70%, respectivamente. Dentre as empresas que mais abriram vagas esse ano estão a Aeris, fabricante de pás eólicas, com 217 oportunidades, e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com 84 posições ofertadas.

Ambas fazem parte da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), que vem contribuindo significativamente nesse cenário positivo através de parcerias com o Sine/IDT Pecém e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE-Pecém), que desenvolve cursos específicos para as empresas instaladas naquela região do Ceará.

Dentre as ocupações mais oferecidas no período estão: mecânico de manutenção de máquinas industriais, técnico instrumentista, soldador, eletricista, dentre outras

Segundo o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, essas articulações vão ao encontro das prioridades da entidade. “Focamos nossas ações na formação, capacitação e qualificação da mão de obra local, pois nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps”, disse.

E diz entender que o papel da entidade é trazer para o poder público, as instituições privadas, Academia e sociedade civil e, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências que estão sendo detectadas no CIPP.

Projeto Aproximar disponibiliza sala de acolhimento dentro da AECIPP

Neste contexto, a AECIPP (www.aecipp.com.br) lançou o Projeto Aproximar. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, IFCE Campus Pecém, Sine/IDT Pecém, membros dos sindicatos e das empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto.

Além disso, foi disponibilizada uma sala de acolhimento às pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da associação. Os profissionais interessados nas vagas ofertadas pelas 31 empresas da AECIPP podem fazer o cadastro em http://aecipp.com.br/trabalhe-conosco.

Para o Gerente no Sine/IDT Pecém, Grijalba Marques, os ganhos são para todos. “Essa parceria com a Associação nos fortaleceu muito enquanto instituição, uma vez que facilitou a comunicação com as empresas do CIPP e consequentemente o conhecimento das vagas para disponibilização no nosso sistema”, asseverou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business