#FIQUEESPERTO
Enchentes no RS: campanha alerta para golpes com chave Pix falsa
Por Redação - Em 18/05/2024 às 10:10 PM
As enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul comoveram o Brasil inteiro, cuja população de todas as regiões tem se mobilizado para realizar doações e ajudar a população do estado sulista. No entanto, mesmo diante da situação de calamidade pública, criminosos têm se aproveitado da situação para aplicar golpes, alterando a chave Pix quando propagam campanhas de órgãos, instituições e empresas, por exemplo. O alerta foi feito nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que lançou a campanha #FiqueEsperto para alertar a população sobre o assunto.
A campanha buscar alertar sobre os cuidados que se deve ter ao realizar doações às vítimas, orientando que, antes da doação, sejam verificados os dados bancários do destinatário, nos canais oficiais dos organizadores. A mensagem será enviada via SMS pelas prestadoras de telefonia móvel à população e será divulgada nas redes sociais da Anatel (Facebook, LinkedIn, X e no Instagram) e dos parceiros da iniciativa.
Segundo a Anatel, a campanha ocorrerá em complemento às divulgações já iniciadas no último dia 2 de maio, que tratam dos cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações. Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF por meio do Portal de Consultas cadastropre.com.br.
Sobre a iniciativa
As campanhas do Movimento #FiqueEsperto são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br. Os posts/textos com as dicas de segurança também são encaminhados via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais pela hashtag #FiqueEsperto. A primeira campanha deste ano ocorreu no mês de fevereiro e as próximas estão previstas para ocorrer nos meses agosto e novembro.