FOCO NO CLIENTE
Encontro no BNB discute inovação e transformação digital no setor bancário
Por Marcelo - Em 06/05/2022 às 9:09 PM
As melhorias nos processos de crédito e a disrupção, inovação e transformação no setor bancário foram debatidas durante o Encontro de Trabalho 2022, realizado em Fortaleza, que abriu as comemorações dos 70 anos do Banco do Nordeste. O evento foi aberto pelo presidente do BNB, José Gomes da Costa, e marcou o lançamento da campanha de aniversário do banco de fomento regional e do novo portal da instituição.
Com o tema “Bancos e fintechs: cooperar para construir o futuro”, Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO do Kalea, fintech de crédito hospedada no laboratório de inovação do Banco do Nordeste, falou sobre como os dois tipos de instituições, unidos, podem influenciar positivamente na construção de melhores jornadas para os usuários, melhores experiências para os clientes, redução de custos, aumento de rentabilidade e redução de burocracia.
“Para que isso aconteça, é preciso entender que há espaço para todos, desde que esse espaço seja focado em atender às expectativas dos clientes”, comentou Luiz Falbo. O Kalea é uma fintech que integra empresas com instituições financeiras potencializando o fornecimento de crédito em melhores condições.
Segundo o CEO do Kalea, essa relação entre bancos e fintechs já se encontra em um segundo momento, onde ambos estão descobrindo que não adianta concorrer entre si, e deixar o cliente de lado, pois foi constatado que os próprios clientes já indicam ter uma grande expectativa de que a união de bancos com fintechs possa gerar uma melhor experiência, redução de custo e ganho de agilidade.
Já no painel sobre “Disrupção, inovação e transformação no setor bancário”, Silvio Meira, cientista, professor e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, fez uma apresentação relevante. “Eu e Silvio falamos sobre temas convergentes: eu sobre a cooperação entre bancos e fintechs, e, ele, sobre a transformação digital do mercado financeiro. É uma grande satisfação poder falar sobre esse tema no mesmo dia e palco que Silvio Meira”, completou Luiz Falbo.