Plano estratégico
Enel anuncia que deixará mercado cearense e mira investimento em São Paulo e Rio de Janeiro
Por anamaria - Em 22/11/2022 às 2:28 PM
A empresa italiana Enel anunciou, nesta terça-feira (22/11), que encerrará suas atividades no mercado do Ceará, para concentrar operações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2023, a companhia também pretende deixar países como Peru, Argentina e Romênia.
Como parte do novo plano estratégico, a distribuidora de energia projeta investimentos de 37 bilhões de euros (R$ 202 bilhões) entre 2023 e 2025, com foco no Brasil e em mais cinco países: Itália, Espanha, Estados Unidos, Chile e Colômbia. A ideia, segundo a Enel, é focar em modelos de negócios integrados e em digitalização.
“Isso vai melhorar nossa resiliência a potenciais turbulências futuras e ampliar nossa criação de valor, beneficiando todos os nossos stakeholders [públicos de interesse] e acelerando a independência energética dos nossos países-alvo”, disse o presidente da companhia, Francesco Starace.
Embora o Brasil tenha sido um dos focos de crescimento da empresa em energias renováveis, houve grandes investimentos, nos últimos anos, também em distribuição de eletricidade pela companhia.