
À Eneel
Enel solicita renovação de concessão no Ceará por 30 Anos
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 31/03/2025 às 5:25 PM

Sede da Enel Ceará, em Fortaleza Foto: Divulgação/Enel
A Enel Ceará solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a renovação antecipada de sua concessão de distribuição de energia por mais 30 anos. O pedido, protocolado na última sexta-feira (28), foi informado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A concessão atual da empresa termina em 2028, e a antecipação visa garantir a continuidade dos serviços até 2058.
Além do Ceará, a Enel busca prorrogar contratos em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e 66 no Rio de Janeiro. Em comunicado à CVM, a empresa reafirmou seu compromisso com os clientes e a área de concessão no Ceará.
O processo de renovação da concessão envolve a avaliação dos indicadores técnicos e econômico-financeiros da Enel pela Aneel, seguida de recomendação ao Ministério de Minas e Energia (MME). Após a aprovação, a empresa terá 60 dias para assinar os aditivos aos novos contratos.
Os novos contratos de concessão incluem metas de eficiência para recomposição do serviço após interrupções causadas por eventos climáticos severos e permitem estruturas tarifárias mais modernas, como tarifas pré-pagas e diferenciadas por horário.
Investimentos de R$ 7,4 bilhões
A Enel anunciou um plano de investimentos de R$ 7,4 bilhões até 2027, um aumento de 54% em relação ao plano anterior. Segundo a empresa, serão construídas 13 novas subestações e modernizadas outras 85, beneficiando cerca de 3 milhões de clientes. A companhia também planeja construir mais de 600 km de rede de alta tensão.
As novas subestações serão instaladas em Fortaleza (Ancuri e Hospital UECE), Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (ZPE), Banabuiú (Malha D’água), Barroquinha, Caririaçu, Cascavel (Cristais), Caucaia (Nova Metrópole), Hidrolândia, Missão Velha, Tabuleiro do Norte e Uruoca.
Mais notícias


Placar 2 x 1
