Energia eólica terá nova expansão
Por Admin - Em 02/11/2017 às 4:35 PM
O Ceará foi o pioneiro na geração de energia eólica no Brasil e chegou a ser o maior produtor nacional, mas hoje está em terceiro lugar, atrás de Bahia e Rio Grande do Norte. Mas esta situação está perto de mudar, pois contando com uma frequência e intensidade de ventos superior às médias nacionais e internacionais, o Estado começa a sua recuperação, graças às ações do Governo do Estado e à chegada de novos investidores para o setor.
Atualmente, 43,4% da energia produzida no Estado vem de fonte eólica, enquanto que, no Brasil, esse índice ‘desaba’ para pouco menos de 8%. Mas esta situação poderá melhorar ainda mais no território cearense, uma vez que 61 parques eólicos estão em funcionamento, mas outros 19 estão sendo construídos, fazendo com que haja a possibilidade de haver um aumento de, aproximadamente, 30% no volume produzido.
E o nosso potencial é tão grande que empresas como Suzlon, Wobben e Aeris já possuem plantas industriais instaladas aqui, em pleno funcionamento, produzindo componentes como pás, aerogeradores e torres, a fim de dar uma maior dinamicidade ao setor no Ceará. Além disso, a empresa Casa dos Ventos, do empresário cearense Mário Araripe, que entrou na lista da Forbes este ano, tem forte atuação em boa parte do território nacional.
Parques eólicos são encontrados em boa parte do litoral do Ceará
Fotos: Divulgação