DECISÃO ESTRATÉGICA

Entidades do setor produtivo lamentam o fechamento da fábrica da Guararapes

Por Marcelo - Em 11/01/2023 às 10:43 PM

Entidades representativas do setor produtivo cearense lamentaram nesta quarta-feira (11), o encerramento das atividades da fábrica da Guararapes, em Fortaleza, onde tralhavam 2.000 colaboradores e que, a partir de agora, terão de buscar uma nova colocação no mercado de trabalho. Apesar disso, emitiram uma nota pública na qual respeitam a decisão do grupo dono da fábrica, que produzia confecções para as lojas do setor varejista Riachuelo e Midway. Segue a nota na íntegra.

Fechamento da Guararapes deixou 2.000 pessoas desempregadas                   Foto: Reprodução

“A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), o Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindroupas) e o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (Sindconfecções) vêm a público esclarecer que receberam com muita tristeza a notícia do encerramento das atividades industriais da empresa Guararapes no Ceará.

Tratando-se de uma das empresas mais antigas filiadas ao setor e com um histórico marcante no desenvolvimento industrial, social e econômico do Ceará, registra-se o respeito à decisão estratégica do grupo empresarial de concentrar suas atividades no seu estado de origem, o Rio Grande do Norte.

Também é importante consignar o compromisso assumido pela empresa de cumprir suas obrigações trabalhistas e legais, além de conceder outros benefícios aos seus empregados, a exemplo da doação de uma máquina de costura para cada costureira desligada. Diante disso, através da presente nota, preocupados com os efeitos sociais e econômicos decorrentes, as entidades citadas e o Poder Público, por meio do Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, através de suas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, firmam o compromisso de trabalhar conjuntamente na adoção de medidas que promovam a requalificação e a realocação dos postos de trabalho gerados“, afirma o documento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business