UNIÃO DE ESFORÇOS
Entidades do setor produtivo lançam a campanha “Compre do Ceará” visando impulsionar a retomada do crescimento
Por Marcelo - Em 25/06/2020 às 7:37 AM
Para acelerar a retomada do crescimento econômico em todo o Estado, FIEC, Fecomércio-CE, Sebrae-CE, Fetrans e FAEC se uniram para lançar nesta quinta-feira (25) a campanha “Compre do Ceará”, incentivando os consumidores a priorizarem o consumo de bens e serviços oriundos do território cearense. A ideia é sensibilizar a população sobre o seu papel na recuperação da economia local, destacando a importância de se valorizar os produtores do Estado.
A primeira etapa desta ação contará com a apresentação de vídeos institucionais, voltados para destacar o potencial de toda a cadeia produtiva cearense. Já a segunda fase da campanha, objetiva alcançar o cliente final, sensibilizando o consumidor para um entendimento popular das razões que se deve optar por comprar do Ceará. Afinal, o Estado foi um dos estados mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, tendo paralisado a maior parte de suas atividades produtivas por cerca de 90 dias.
De modo geral, o segundo momento da campanha seguirá na perspectiva de apresentar, incentivar e, principalmente, valorizar toda a cadeia produtiva do Ceará, já que os setores da indústria, do agronegócio, do transporte e do comércio estão interligados e dependem uns dos outros, principalmente no momento da retomada pós-pandemia, quando o consumo local se torna fundamental para a manutenção dos negócios locais e, consequentemente, dos empregos.
No período de pandemia, as Federações acima citadas permaneceram trabalhando e em constante diálogo com o Governo para minimizar os impactos nas áreas as quais representam o melhor servir ao povo cearense. Conheça algumas das ações que foram implementadas.
Sistema FIEC
Tendo na condução de suas ações o presidente Ricardo Cavalcante, a FIEC, por meio do Sesi, Senai e IEL, vem atuando em várias frentes durante a pandemia. Junto a outras instituições, o Senai Ceará realiza o conserto de respiradores mecânicos que depois são encaminhados para hospitais e participa da equipe que realiza testes com o “Elmo”, protótipo de capacete de respiração assistida, que tem apresentado excelentes resultados. Além disso, confeccionou máscaras de proteção facial (Face Shield), EPIs, doou mais de 25 toneladas de alimentos e desenvolveu uma Câmara de Desinfecção para ajudar no combate ao novo Coronavírus.
Sistema Fecomércio
Durante a quarentena, a Fecomércio-CE investiu em ações voltadas para oferecer serviços de apoio aos empresários do comércio e serviços fundamentais à população cearense. “O momento é de operacionalizar novos projetos e ferramentas que vão dar suporte e consultoria aos empresários do setor. Entre eles, o Market Place – Tá Fácil Comprar, plataforma digital criada para facilitar o acesso às compras; o Fecomércio Bank, que vai oferecer transações numa plataforma financeira pensada para aumentar o volume de negócios sem onerar clientes; além do projeto Gestão da Retomada, desenvolvido pelo Senac Ceará, em parceria com a IXL Center, que irá preparar gestores para o retorno das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas”, disse o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola.
Sebrae-CE
O Sebrae tem atuado fortemente para apoiar os pequenos negócios a enfrentar e superar a crise provocada pelo coronavírus. Logo no início da pandemia, a instituição ampliou a oferta de produtos e serviços online, como orientações e consultorias, onde um time de especialistas em áreas como gestão, finanças, marketing, vendas, inovação, entre outras, está à disposição dos empreendedores para ajudá-los.
Também foi ampliado o atendimento remoto pela Central de Relacionamento (no telefone 0800-570-0800), pelo WhatsApp no número (85) 98139-0634 e pelo canal de atendimento “Converse online com Sebrae”, disponível no portal do Sebrae-CE, no endereço eletrônico www.ce.sebrae.com.br.
Sistema Fetrans
O Sistema Fetrans, por meio do Sest-Senat, promoveu uma série de ações de combate ao novo coronavírus, de conscientização dos profissionais do setor do transporte para questões de higiene e limpeza, de capacitação e educação online e de atendimentos de saúde nas unidades operacionais do Conselho Regional Nordeste I do Sest-Senat. Somente no Estado estão sendo testados mais de 1.000 motoristas profissionais e cobradores, com agendamento.
Sistema FAEC
Para que a produção não parasse o Sistema FAEC/Senar continuou a oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores rurais, incluindo orientações sobre como se proteger da Covid-19, distribuição de kits com máscara, álcool gel e garrafa para água. A FAEC também atuou em prol da extensão do benefício emergencial do governo aos trabalhadores rurais que trabalham em regime de economia familiar.
Assista ao vídeo da campanha:
https://drive.google.com/file/d/1dN9Qx8N7IPdm8xuoMkiKfyh0I_Qdff0e/view?usp=sharing