SINERGIA INOVADORA

Entrega do Prêmio IEL de Talentos reúne lideranças da indústria no Iate Clube

Por Marcelo - Em 07/11/2024 às 1:13 PM

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) celebrou nesta quarta-feira (6), no requintado Iate Clube de Fortaleza, a entrega do Prêmio IEL de Talentos – Etapa Nacional. Em uma cerimônia que reuniu lideranças da indústria e importantes representantes de instituições parceiras, o diretor Institucional do IEL Nacional e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, parabenizou os finalistas e superintendentes das unidades regionais presentes. Cavalcante destacou o papel fundamental do IEL na criação de uma sinergia inovadora entre o setor industrial, renomados centros de conhecimento nacionais e internacionais, além do poder público, promovendo uma ampliação da competitividade da indústria brasileira.

Nesta edição, foram agraciados 44 projetos, de 15 estados, nas categorias: ‘Estagiário Inovador’, ‘Empresa Inovadora’, ‘Educação Inovadora’, ‘Projeto Inovador’ e ‘Artigo Inovador’. “O sucesso do IEL no Brasil é reflexo do trabalho dedicado de suas equipes e das lideranças que as inspiram. Em nome de todos que compõem essa instituição, quero parabenizar o superintendente nacional do IEL, meu estimado amigo Paulo Mól, pelo incansável compromisso em sempre buscar não apenas resultados, mas o melhor para todos. Destaco também a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, por sua gestão exemplar”, afirma.

Ricardo Cavalcante ressaltou a importância da premiação do IEL Nacional, realizada em Fortaleza                                                Fotos: Aldaíla Bongiovi

Ele ressaltou ainda que, desde o início da semana, representantes das unidades estaduais do IEL estiveram reunidos na Casa da Indústria, planejando estratégias para os próximos anos. “A premiação de hoje revela as melhores práticas de inovação de cada estado, demonstrando projetos e iniciativas que podem ser replicadas por todo o País. Desde sua criação, o IEL tem como missão unir o setor educacional à indústria, promovendo um fluxo constante de conhecimento e desenvolvimento”, destaca.

Expansão do conhecimento

O trabalho de integração do IEL com instituições globais tem sido intensificado nos últimos anos, especialmente através de missões às universidades mais conceituadas do mundo. “Nos últimos cinco anos, realizamos visitas estratégicas a centros como o MIT e o Imperial College em Londres, sempre em busca de inovações que possam ser trazidas para o Nordeste e, em especial, para o Ceará. Nosso foco inclui áreas emergentes como a transição energética , telecomunicações e o avanço do Hidrogênio Verde, um campo no qual o Ceará se destaca como centro de referência, atraindo investimentos expressivos”, enfatiza Ricardo Cavalcante.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará e vice-presidente da FIEC, Roseane Medeiros, representando o governador Elmano de Freitas; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o ex-presidente da FIEC, Roberto Macêdo; o diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, além de presidentes de sindicatos, empresários e representantes de instituições parceiras, como o Banco do Nordeste (BNB).

Importância

Paulo Mól, Ricardo Cavalcante e Dana Nunes durante evento no Iate Clube

O superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, ressaltou a missão do IEL como um elo entre o setor industrial e os centros de conhecimento, com apoio do setor público. “O Prêmio IEL de Talentos destaca iniciativas de estágio e inovação, conectando estudantes e empresas para um desenvolvimento mútuo. Além disso, o Inova Talentos, coordenado pelo IEL, promove o envolvimento de pesquisadores em projetos empresariais. Hoje, estamos homenageando os melhores projetos de bolsistas e as práticas exemplares de estágio ocorridas em cada estado”, declara.

O Ceará foi representado por três premiados de destaque. A economista Renata Bezerra Melo, bolsista do BNB, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Artigo Inovador’ com o projeto ‘Impacto do Agroamigo na qualidade de vida das famílias beneficiadas’. Além dela, a Amêndoas do Brasil foi premiada com o segundo lugar na categoria ‘Empresa Inovadora’, subcategoria ‘Empresa de ‘Médio Porte’, enquanto a Grendene ficou em terceiro lugar na mesma categoria, subcategoria ‘Empresa de Grande Porte’. Desde a criação da etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos, o Ceará mantém posição de destaque, com representantes de excelência entre os finalistas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business