Novos tempos

Escolas referências em tecnologia suspendem aulas presenciais e continuam os trabalhos em casa sem prejuízo pedagógico

Por Pompeu - Em 19/03/2020 às 7:36 AM

9==qozgtzximot92yuuwba5wahrwysfmy6ydozidn4mdnyqjonvgcq5ydvxmmmdjmkvjn1ymn0i2nknwo3ewzlztymzznmhty5ujzwykmlujzwykmlmjnymjryuymzcdn4ezn0mzmf1snx0yxt92yuihct1sagjtjgjtjbntjwrhdopjm

A adoção de ferramentas digitais e material didático multiplataforma à rotina escolar já é parte do processo de ensino-aprendizagem das Escolas, que agora estão mais que preparadas para enfrentar o contexto do coronavírus.

O Colégio Mater Dei São Paulo e São José dos Campos, Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, Escola Cláritas, Colégio Internacional EMECE e CRIEM suspenderam as aulas nesta semana, seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à ameaça crescente de propagação do coronavírus. Com isso, as aulas seguem online e logo nos primeiros dias, as escolas registram 96% de presença, mais que um dia normal nas salas.

De acordo com o diretor pedagógico da Foreducation EdTech Marcelo Lopes, as escolas estão mais que preparadas para dar continuidade à grade curricular sem qualquer prejuízo pedagógico, pois contam com tecnologias comparadas às internacionais, entre elas recursos Google for Education como Google Hangouts Meet, Google Classroom e conecta4edu, além de Plataformas Educacionais como o Geekei One. Todas terão a coordenação dos professores altamente capacitados pela Foreducation EdTech, consultoria especializada em tecnologia educacional e primeiro Education Partner do Google no Brasil.

Para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades escolares serão distribuídas de maneira remota com supervisão dos professores e coordenadores, e com a utilização do Google Classroom. Já para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, as atividades serão realizadas remotamente por meio do Google Classroom, Hangouts Meet e Geekie One, com o gerenciamento dos educadores de cada disciplina, de modo que os alunos não tenham interrompido a sequência de conteúdo e trabalhem em casa.

“O mundo se transforma de forma rápida e dinâmica. Assim, as escolas também precisam se adaptar e muitas unem material didático multiplataforma, tecnologia parceira da aprendizagem e consultoria dedicada na transição e adaptação para o ensino híbrido, como uma forma de potencializar o ensino. É assim que trabalhamos”, explica Sueli Cain, diretora pedagógica do Colégio Mater Dei.

Com o uso de tecnologias digitais, o acesso aos conteúdos pode ser realizado instantaneamente, em qualquer lugar, a partir do Chromebook ou do celular. Além disso, o uso de metodologias ativas colocam o aluno no centro do aprendizado, transformando-o em protagonista de sua evolução acadêmica. No ambiente digital os alunos são estimulados à participação no processo de construção do próprio conhecimento, acessando e produzindo conteúdos multimídia, por exemplo.

“E com base em toda experiência que os alunos já têm com estas tecnologias e com o trabalho efetivo dos nossos professores, que são capacitados para esta ação, vamos dar continuidade do ano letivo, sem perdas e voltar ao ritmo em sala de aula pós contágio do coronavírus”, finaliza.

Tecnologia no dia-a-dia

As escolas adotam a multiplataforma da ‘Geekie One’ para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, com o objetivo de oferecer uma aprendizagem personalizada, com uma dinâmica pedagógica que contribua com o desenvolvimento de cada aluno.

A ideia da ‘Geekie One’ é tornar o acompanhamento e a evolução do estudante mais visível para as escolas e também para as famílias, de uma maneira mais integrada. Professores identificam mais facilmente suas dificuldades e fortalezas e enviam atividades direcionadas com o Geekie One.

“A substituição do material didático é apenas um dos reflexos da adoção da nova plataforma. O principal benefício da plataforma está no fato de que a visualização do conteúdo estudado, das atividades em andamento e das lições extras passam a estar acessíveis de uma maneira visualmente simplificada para professores, alunos e família. Sem a adoção destas ferramentas de educação digitais torna-se impossível preparar os cidadãos do futuro e promover a cidadania digital”, ressalta a diretora do Colégio Mater Dei de São José dos Campos, Alessandra Prata.

Preparação para o futuro

O sistema de educação híbrida, que integra dinâmicas on e offline com alunos dos primeiros anos escolares faz com que não haja desconexão ou hiato na transição das crianças da educação básica para o ensino fundamental. Isto porque, a partir da fase seguinte, as escolas incorporam novos recursos tecnológicos que permitem personalização da experiência do aluno e o uso de dados de forma aliada a metodologias pedagógicas inovadoras.

Geekie One

O Geekie One é uma dinâmica educacional que alia material didático multiplataforma à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria na jornada de inovação de cada escola. Adotado por mais de 100 escolas brasileiras, alia inovação com intencionalidade pedagógica. A solução foi desenvolvida para contemplar o conteúdo didático completo – para alunos do 6º ano do ensino fundamental à terceira série do ensino médio – disponível para Chromebooks, Ipads e smartphones. O suporte digital permite navegação, hiperatualização e linguagens adequadas aos estudantes do novo milênio com páginas, vídeos, hashtags, gifs, relatórios de desempenho e organizador de atividades entre as estratégias ampliadas pela tecnologia. Com a perspectiva da corresponsabilidade na aprendizagem de estudantes, o Geekie One também disponibiliza às escolas parceiras o envio de relatórios de atividades de cada aluno e aluna para seus pais. O acompanhamento possibilitado pela plataforma, possibilita que pais e responsáveis se aproximem do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business