IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Estação da Cagece em Pacajus abastecerá indústrias da região com água de reúso

Por Marcelo - Em 15/05/2024 às 1:11 PM

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Vicunha Serviços inauguraram a Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) em Pacajus, que transformará esgoto doméstico em água reciclada para utilização das indústrias instaladas nos municípios de Horizonte e Pacajus. No total, foi realizado um investimento de, aproximadamente, R$ 60 milhões para a realização das obras e instalação de equipamentos.

EPAR de Pacajus produzirá 60 m³ por hora e pode expandir até 130 m³

Além dos ganhos ambientais com a redução do uso de mananciais da região, a iniciativa visa impactos sociais e econômicos pela possibilidade de atrair novos investimentos para o Ceará. A nova estação utilizará o esgoto doméstico tratado do município de Horizonte, para garantir o abastecimento de acordo com os padrões de qualidade de água industrial. A capacidade inicial da produção é de 60 m³ (60 mil litros) por hora, com expectativa de expandir para até 130 m³.

Para a distribuição da água de reuso, também foram construídos 13 quilômetros da adutora que vai abastecer as primeiras indústrias beneficiadas. Outras empresas locais também poderão participar do sistema. A parceria entre a Cagece e a Vicunha Serviços foi realizada por meio de uma sociedade de propósito específico (SPE), chamada VSA. Além do sistema de água de reúso, o empreendimento inclui ainda o sistema de coleta, tratamento e disposição adequada do esgoto gerado pelas indústrias. Por meio de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto Industrial (ETEI), os efluentes atenderão aos padrões de lançamento da Resolução nº 02/2017 do Coema.

Acreditação

O Laboratório de Hidrometria da Cagece recebeu a renovação da acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2017, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso assegura que o local entrega produtos e serviços com qualidade, garantindo que as medições estão dentro das exigências do Inmetro. A acreditação do laboratório ocorreu em junho de 2015, mas para mantê-la, o Laboratório de Hidrometria é avaliado periodicamente em auditorias externas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business