
351.483 TONELADAS
Estoques de suco de laranja do Brasil atingem menor nível devido à menor safra em mais de 30 anos
Por Redação - Em 10/03/2025 às 3:28 PM

Há uma década, os volumes estocados superavam 1 milhão de toneladas FOTO: Pixabay
O Brasil, maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo, deve fechar 2024 com um estoque de 351.483 toneladas do produto, o menor patamar registrado desde o início da série histórica. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela CitrusBR, associação dos exportadores do setor. Essa queda acentuada nos estoques reflete a menor safra de laranja em mais de três décadas, com uma diminuição de 24,2% em relação ao final de 2023.
Há uma década, os volumes estocados superavam 1 milhão de toneladas, o que ilustra o impacto dramático da atual produção. Segundo Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, a safra 2024/25 foi uma das menores em mais de 30 anos e provocou uma severa restrição da oferta, algo que agora se reflete nos números de estoques.
A redução na produção está ligada a uma série de fatores, incluindo os danos causados por condições climáticas adversas e pela disseminação do greening, uma doença que afeta diretamente a produtividade dos pomares. De acordo com a estimativa do Fundecitrus, a safra 2024/25 da região citrícola do Brasil deve totalizar 223,14 milhões de caixas de laranja, o que representa uma queda de 27,3% em relação ao ano anterior.
Os números dos estoques foram auditados por uma empresa externa, com a colaboração das empresas associadas à CitrusBR — Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company. Essa auditoria assegura a precisão e confidencialidade dos dados.
Em maio, o Fundecitrus deve divulgar uma nova estimativa para a safra 2025/26, com base no desempenho das lavouras nos próximos meses, dando continuidade ao ciclo de monitoramento da produção e suas implicações no mercado global.
Mais notícias


MERCADO INTERNACIONAL
