
PREÇOS ELEVADOS
EUA aumentam importações de ovos do Brasil em meio a crise de gripe aviária
Por Redação - Em 24/03/2025 às 1:51 PM

O governo dos EUA também está considerando a possibilidade de permitir o uso de ovos de frangos de corte em alimentos processados FOTO: Freepik
A crise gerada pela gripe aviária nos Estados Unidos continua afetando a economia, com a destruição de quase 170 milhões de aves desde 2022. Como resultado, o país recorreu ao Brasil para suprir a escassez de ovos, aumentando suas importações, que antes eram destinadas apenas à ração animal. Essa medida busca aliviar a pressão sobre os preços dos ovos, que dispararam nos últimos meses.
O governo dos EUA também está considerando a possibilidade de permitir o uso de ovos de frangos de corte em alimentos processados, como bolos, sorvetes e molhos, para liberar ovos frescos para o consumo direto. Para isso, seria necessário alterar regulamentações que atualmente proíbem a venda de ovos de frangos de corte para consumo humano. No entanto, especialistas alertam para os riscos de contaminação por bactérias, como a salmonela, caso as regras sejam flexibilizadas.
Além das importações, os EUA também estão implementando medidas para controlar a disseminação do vírus e ajudar os produtores a lidar com os danos. O governo anunciou um plano de US$ 1 bilhão para reduzir os preços dos ovos, além de incentivar a importação de ovos de países como Brasil, Turquia e Coreia do Sul.
A escassez de ovos tem pressionado ainda mais a inflação alimentar, com os preços de atacado subindo significativamente. Para combater os altos custos e a escassez, alguns estados dos EUA, como Nevada e Arizona, relaxaram as exigências de bem-estar animal, permitindo que ovos de galinhas não criadas em sistemas livres de gaiolas sejam comercializados.
Mais notícias


Carro premium
