TRANSPARÊNCIA E EFICÁCIA
Evandro Leitão comandará amplo debate sobre a reforma tributária nesta quinta
Por Marcelo - Em 25/05/2021 às 4:54 PM
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, será o anfitrião e participará ativamente de um amplo debate sobre a reforma tributária, buscando soluções para resolver as principais dúvidas dos cidadãos, empresas, estados e municípios. O evento virtual acontecerá nesta quinta-feira (27), a partir das 21 horas.
Também participarão ativamente das discussões sobre o tema principal do evento o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, que já foi titular da Sefaz e tem amplo conhecimento sobre o assunto, além do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), atual presidente da Comissão Mista no Congresso Nacional.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário o Brasil possui mais de 63 tributos, 3.790 normas e 97 obrigações acessórias, exigindo grandes e caras estruturas nas empresas para realizarem o gerenciamento tributário, a fim de que não venham a ser multadas por possíveis equívocos nos cálculos.
Com o objetivo de reduzir custos, aumentar a competitividade, simplificar o dia a dia das empresas e eliminar a burocracia, a reforma tributária é um discussão de grande importância, uma vez que impacta diretamente no dia a dia das pessoas e também das corporações. Além disso, se for bem realizada, pode ser uma ferramenta de atração de novos investimentos.
Entretanto, a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional está baseada no consumo, podendo até inviabilizar um dos principais setores econômicos, que é o de serviços, que não teria insumos para cortar. Esta é a opinião do titular da Seplag, Mauro Filho.
Já o presidente da Casa tem esse mesmo entendimento e destaca que se faz necessária uma reforma que venha a tributar a renda e o patrimônio, como mecanismo para reduzir as desigualdades sociais e também as regionais. “Precisamos de um estudo mais atento sobre privilégios do sistema financeiro e produtos de luxo”, salientou Evandro Leitão.
O parlamentar cearense defende, ainda, a simplificação da tributação e que ela dê transparência à cobrança de impostos, acabe com a guerra fiscal e garanta a receita de todas as esferas de poder. O evento será transmitido pelas redes sociais, Rádio FM e TV Assembleia, e também pelo site da plataforma TrendsCE.