AÇÃO DA APEXBRASIL
Exporta Mais Brasil traz compradores internacionais para a Ceará Está na Moda
Por Marcelo - Em 22/04/2024 às 10:32 AM
O Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações, chega nesta segunda-feira (22) a Fortaleza para mais uma rodada de negociações com empresas do exterior. Nesta edição, a ser realizada até quarta-feira (24), o foco será a moda brasileira. Cinco compradores internacionais foram convidados pela Apex para conhecer de perto o estilo que só o Brasil possui.
Para possibilitar a aproximação entre os estrangeiros e o setor brasileiro, serão realizadas quatro visitas técnicas a fábricas instaladas no Estado. Adicionalmente, também será promovida a participação na feira Ceará Está na Moda, que ocorre entre entre os dias 23 e 25, com a realização de rodadas de negócios internacionais. Os compradores representarão empresas de cinco países: Rússia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Espanha e África do Sul.
Visitas técnicas
A ApexBrasil, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), selecionou quatro empresas brasileiras para receberem os convidados internacionais. Para as visitas técnicas, optou-se pelo foco nos setores de moda íntima e moda praia, que são alguns dos destaques da indústria cearense.
A programação se iniciará hoje, com a ida à fábrica da Dilady, que já se posiciona entre os maiores fabricantes de lingerie e moda praia no Brasil, com uma produção de 700 mil peças por mês. No mesmo dia, os compradores também visitarão a DelRio, marca que já acumula mais de 50 anos de história e têm um grande objetivo de empoderamento feminino. O propósito da empresa, que produz mais de três milhões de peças mensalmente e possui mais de 20 mil pontos de venda no País, se reflete no seu quadro de funcionárias, com 92% de mulheres.
Dando continuidade ao roteiro, amanhã os convidados conhecerão de perto a produção da marca Hope, uma das líderes de vendas em moda íntima no Brasil, com mais de 200 lojas e mais de 4.000 pontos de venda, além de já ter uma presença internacional consolidada. E para encerrar as visitas técnicas, no dia seguinte, os compradores irão à fábrica da Diamantes, empresa nordestina que vem se consolidando no mercado brasileiro e tem ambição de alcançar o comércio exterior.
Ceará Está na Moda
Entre terça e quinta-feiras desta semana acontecerá a primeira edição da feira Ceará Está na Moda (CEM). No total, 60 expositores cearenses terão a oportunidade de mostrar, com seus produtos, o diferencial da moda do Nordeste. Para a solenidade de abertura da feira, está prevista a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Os compradores internacionais convidados poderão visitar a CEM, onde serão realizadas rodadas de negócios com empresas selecionadas. Além disso, poderão visitar os diversos estandes que estão integrando a feira e participar das atividades que o evento oferecerá, como desfiles de moda.
A CEM surgiu da necessidade de promover em maior escala os atores do setor produtivo da moda cearense. De acordo com dados Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC), o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda. Em 2022, o Estado exportou US$ 4,3 milhões em vestuário.