COMÉRCIO EXTERIOR
Exportação de melões do Ceará registra alta de 134% no primeiro semestre
Por Marcelo - Em 26/08/2020 às 7:55 PM
As exportações de melões produzidos no Ceará tiveram uma expansão de quase 134% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2019. Elas saltaram de US$ 6 milhões para US$ 14 milhões, mesmo com a pandemia da Covid-19.
“A maior produtora de melão no Ceará (Agrícola Famosa), que estava exportando 150 contêineres de frutas por semana, teve um incremento nos últimos dias de 67%”, observou Sílvio Carlos, secretário Executivo do Agronegócio da Sedet.
“As encomendas da Europa nos últimos dias foram positivamente surpreendentes. Os pedidos estão maiores que a nossa programação de cultivo”, disse o empresário Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, que tem cerca de 9 mil hectares cultivados – metade deles no Ceará, parte no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.
Apesar de um período longo de secas, ele avalia que as exportações da Agrícola Famosa vão subir das 135 mil toneladas registradas em 2019 para 150 mil toneladas neste ano, mantendo quase 8 mil empregos diretos no campo.
“A pandemia trouxe incertezas também para o principal produtor de melão na Europa, a Espanha, que por causa do Covid teve dificuldade de contratar mão-de-obra de outras regiões”, ponderou o presidente da Famosa.
A abertura de novos mercados, a exemplo da China e países do Oriente Médio deve consolidar essa expansão. “Estamos realizando neste mês de agosto o primeiro grande embarque de melões para a China. Se eles aprovarem a logística de transporte, o sabor e as variedades que podemos oferecer, estaremos diante de um mercado gigantesco para o melão cultivado no Brasil”, completou Luiz Barcelos.