DADOS DO IBGE
Exportações crescem 2,1% no 2º trimestre de 2024, ante igual período do ano passado
Por Redação - Em 03/12/2024 às 10:49 AM
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (3), os dados das Contas Nacionais Trimestrais, que indicam uma queda de 0,6% nas exportações brasileiras no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o segundo trimestre do ano. No entanto, quando comparadas ao mesmo período de 2023, as exportações apresentaram um crescimento de 2,1%.
A queda no trimestre pode ser atribuída a uma série de fatores conjunturais, mas, no cenário anual, o crescimento das exportações é positivo, refletindo uma recuperação em relação ao ano anterior.
Por outro lado, as importações, que também fazem parte do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), aumentaram 1% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao segundo trimestre. Em comparação com o mesmo período de 2023, as importações subiram 17,7%, um aumento significativo que reflete tanto a demanda interna crescente quanto o impacto do encarecimento de alguns produtos importados.
Vale destacar que a metodologia usada pelo IBGE para calcular as exportações e importações no PIB é diferente da adotada para a balança comercial. Enquanto a balança comercial considera apenas bens e é baseada em valores, o PIB leva em conta bens e serviços, com as variações porcentuais refletindo o volume negociado. Já a balança comercial considera os preços, que podem ser influenciados pelas flutuações cambiais e pela dinâmica global de preços.