Exportações de rochas pela Tecer devem crescer 800% até 2019
Por Admin - Em 08/08/2018 às 2:57 PM
As exportações de mármores, granitos e outras rochas exóticas pelo Porto do Pecém devem registrar um aumento superior a 800%. Em 2017 foram 5 mil toneladas exportadas e, somente no primeiro semestre deste ano, foram outras 14 mil toneladas de blocos enviados para o exterior.
Como existe a previsão de que mais 21 mil toneladas sejam exportadas durante o segundo semestre, 2018 encerrará com cerca de 45 mil toneladas. E as operações de recebimento, despacho e embarque foram realizadas pela Tecer, que tem à sua frente o empresário Carlos Maia.
Atualmente, a Itália comanda o mercado de mármores e granitos no mundo, comprando os blocos, realizando o beneficiamento e exportando para outros países. “Mas até o final do ano o Ceará deve realizar o primeiro embarque de blocos para a China, podendo aumentar em mais 35 a 40 mil toneladas, no primeiro momento”, disse o gerente comercial da Tecer, Carlos Alberto Alves.
Isso fará com que o Estado possa chegar a um total de 70 ou 80 mil toneladas, já no primeiro semestre do ano que vem. E, através da instalação de um polo graniteiro na ZPE-Ceará, os volumes a serem exportados, mas de material beneficiado aqui, devem crescer substancialmente, e com maior valor agregado.
Blocos de mármores, granitos e outras pedras exóticas são exportados, principalmente, para a Itália
Foto: Divulgação