IMPULSIONADO POR SUPERMERCADOS

Faturamento do comércio cresce 13,1% no Carnaval

Por Redação - Em 07/03/2025 às 4:31 PM

Blur Supermarket And Retail Store

Entre as capitais, o Rio de Janeiro registrou a maior alta no faturamento, com 15,5%

O comércio brasileiro registrou um aumento de 13,1% no faturamento durante o Carnaval de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento considera as vendas entre 28 de fevereiro e 5 de março deste ano, em comparação com o período de 9 a 14 de fevereiro do ano passado.

O setor de supermercados e hipermercados foi o principal responsável pela alta, com crescimento de 25,9%. Também houve avanço em segmentos diretamente ligados ao Carnaval, como turismo e transporte (+3,5%) e alimentação em bares e restaurantes (+3%). No entanto, o segmento de recreação e lazer apresentou queda de 0,6%.

O vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, explicou que o bom desempenho do comércio neste ano pode ser atribuído ao efeito calendário, com o feriado de Carnaval ocorrendo no início de março, o que impulsionou as vendas devido aos pagamentos de salários e benefícios. Além disso, a alta demanda nos supermercados, especialmente no início do mês, também contribuiu para o crescimento do setor.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro registrou a maior alta no faturamento, com 15,5%, seguido por São Paulo (12%), Florianópolis (11,6%), Recife (7,8%), Salvador (5,6%) e Belo Horizonte (4,2%).

O ICVA é uma ferramenta da Cielo que mapeia o desempenho do comércio a partir das vendas realizadas em 18 setores. O indicador leva em conta tanto as transações com cartão quanto o pagamento em dinheiro vivo, oferecendo uma visão ampla sobre o consumo no período analisado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business