ÍNDICE CIELO
Faturamento do comércio eletrônico avança 10,2% na semana do Dia das Crianças
Por Redação - Em 15/10/2024 às 12:26 PM
O faturamento do comércio eletrônico durante a semana do Dia das Crianças, de 6 a 12 de outubro, cresceu 10,2%, conforme revela o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Esse resultado é quase o dobro do aumento de 5,5% registrado em igual período do ano passado.
Por outro lado, o varejo físico enfrentou desafios, com uma queda de 2,2% nas vendas presenciais e um recuo geral de 0,9% no varejo. O ICVA aponta que, entre os setores que mais se destacaram, estão Livrarias e Papelarias (8,9%), Brinquedos (6,1%), Recreação e Lazer (5,1%) e Turismo e Transporte (2,6%). Em contrapartida, Alimentação e Vestuário apresentaram quedas de 10,1% e 5,1%, respectivamente.
“Diferente do ano passado, quando as vendas de brinquedos registraram uma retração de 4,7%, este ano elas corresponderam às expectativas. No entanto, o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos continua a registrar queda pelo segundo ano consecutivo. O e-commerce foi impulsionado principalmente pelo desempenho dos setores de Turismo e Transporte, além de Drogarias e Farmácias”, comenta o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves.
Em termos regionais, o Pará apresentou o melhor desempenho nas vendas presenciais, com um crescimento de 5,5% em comparação ao ano anterior. Santa Catarina (2,8%), o Distrito Federal (2,5%) e o Rio de Janeiro (1,2%) também mostraram resultados positivos. O Amazonas liderou as quedas, com uma redução de 10,2%, seguido por Bahia (-6,5%), Goiás (-4,6%) e São Paulo (-4,3%).
Analisando as regiões do Brasil, apenas o Norte e o Sul conseguiram registrar crescimento nas vendas presenciais, com aumentos de 1,4% e 0,6%, respectivamente. As regiões Nordeste (-3,4%), Centro-Oeste (-3,3%) e Sudeste (-2,9%) apresentaram recuos, sinalizando um cenário misto para o varejo no país durante a celebração do Dia das Crianças.