IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO
Fecomércio Ceará e Sociedade Consular buscam firmar parcerias estratégicas
Por Marcelo Cabral - Em 07/02/2025 às 5:30 PM
Com o objetivo de fortalecer parcerias estratégicas e encontrar soluções para as crescentes demandas internacionais, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, e diretores da entidade reuniram-se com integrantes da Sociedade Consular do Ceará nesta sexta-feira (7), no restaurante-escola Mayú. O encontro abordou temas essenciais como comércio, educação, cultura e gastronomia, visando ampliar a cooperação entre as instituições e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cutural do Estado.
Durante a reunião, o dirigente enfatizou a relevância de criar espaços para o diálogo e a colaboração entre diferentes culturas e nacionalidades no Ceará. Entre as propostas apresentadas, destacou-se a criação de uma Câmara de Relações Internacionais, que fortaleceria iniciativas para além da administração pública, envolvendo a sociedade civil e entidades privadas.
“É fundamental que a Câmara seja concebida com ações concretas, estruturadas por meio de um plano bem elaborado, de modo a facilitar o acesso a novos mercados, incentivar o intercâmbio de conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de negócios internacionais. Com reuniões mensais e acompanhamento contínuo, podemos garantir ações permanentes e até assessoramento de outras iniciativas. O Sistema Fecomércio está totalmente disponível para contribuir com o desenvolvimento dessas ações”, afirma Luiz Gastão.
Intercâmbio cultural
Outro ponto de destaque foi a proposta de realização de uma Feira das Nações, concebida como uma plataforma para promover o intercâmbio cultural, social e comercial entre os países representados. Além disso, foi sugerida a participação ativa da Sociedade Consular nos eventos promovidos pelo Sistema Fecomércio, ampliando as oportunidades de cooperação e sinergia entre as entidades.
Para Janos Cavalcante Fuzesi, presidente da Sociedade, a reunião representou um marco significativo no fortalecimento da colaboração entre as instituições que promovem o Ceará como um polo de negócios e cultura internacional. “Nosso propósito é sempre construir pontes que facilitem o diálogo entre os 23 países representados pela Sociedade Consular e a comunidade cearense, impulsionando o desenvolvimento social e levando a riqueza da cultura nordestina ao cenário global”, ressalta.