POTENCIALIDADES CRIATIVAS
Feira Nacional de Artesanato e Cultura terá Rodada Internacional de Negócios
Por Marcelo - Em 05/09/2022 às 12:16 PM
Com o propósito de fomentar a comercialização do artesanato brasileiro, um segmento da economia que, segundo dados do IBGE, movimenta R$ 50 bilhões por ano e emprega 10 milhões de pessoas, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) chega à sua quarta edição e traz como tema principal a “Arte de toda parte”. O evento acontece de 16 a 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), ocupará uma área total de mais de 9.000m² e contará com cerca de 180 estandes formados por exposições do melhor do artesanato dos 27 estados.
O encontro marcará uma nova etapa no segmento em âmbito nacional, tendo o Ceará como anfitrião, uma das principais portas de entrada para o Nordeste e Hub de negócios e investimentos, reunindo empresários, entidades, setor público e especialistas. A estrutura contará com investidores e visitantes, alcançando forte impacto nas comunidades que têm o artesanato como atividade econômica. Além disso, tem como proposta um novo olhar para temas importantes como sustentabilidade e inovação.
De acordo com Stella Pavan, coordenadora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, a expectativa da organização é movimentar, nos dez dias de feira, os setores da economia de serviços, comércio e turismo. “A nossa missão tem sido, desde a primeira edição, desenvolver as potencialidades do setor criativo nacional, ampliando a geração de emprego e renda da cadeia produtiva por meio da visibilidade do trabalho de artistas, artesãos e profissionais do segmento. E a consolidação desse projeto vem com o reconhecimento da Fenacce como uma das maiores feiras do Brasil, expandindo-se cada vez mais”, afirma.
Este ano, a Fenacce recebe pela primeira vez a Rodada Internacional de Negócios, de 16 a 18 deste mês, que visa atrair investimentos do exterior e gerar oportunidades de vendas a partir da conexão de visitantes de outros países com os artesãos nacionais. A iniciativa tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que incentiva a exportação de produtos brasileiros, e terá a participação de compradores convidados da Europa.
Outra novidade é o Salão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) com o melhor do artesanato nacional. A conquista desse incentivo, por meio do Ministério da Economia, irá proporcionar a participação de produtores e expositores de 20 estados da federação para compor os setores, exibindo a arte e a cultura com variações e características peculiares de cada região. Outras atividades culturais também estão previstas.
A Fenacce conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da CeArt; do Sebrae; da Prefeitura de Fortaleza, do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; da Apex-Brasil, e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Os interessados em expor na 4ª Fenacce podem entrar em contato com a organização do evento através do site www.fenacce.com.br ou pelos telefones: (85)-3535-5900/99165-7323 (WhatsApp). A Fenacce é realizada pela A&M Promoções e Eventos em parceria com o Sindieventos-CE.