IN CONNECTION NA TV
Fernando Galiza faz balanço do seu primeiro ano de gestão no Crea-CE
Por Redação - Em 24/11/2024 às 12:03 AM
Capacitação dos profissionais, fiscalização do exercício da profissão e interiorização das ações do Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos do Ceará (Crea-CE) são as principais frentes de trabalho da atual gestão da entidade, liderada, desde janeiro de 2024, pelo engenheiro civil Fernando Galiza. Em entrevista exclusiva ao programa In Connection deste sábado (23), apresentado por Pompeu Vasconcelos, o gestor fez um balanço do seu primeiro ano à frente do Crea-CE e revelou os planos para o próximo ano.
Entre os marcos destacados por Fernando Galiza em 2024, está a expansão do Espaço Crea, uma iniciativa pioneira no Ceará que disponibiliza coworkings exclusivos para os profissionais representados pela entidade. Até o momento, já foram inaugurados espaços em Sobral e Tianguá. “Estamos em fase final para abrir novas unidades em Crateús, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e
Fortaleza. Esses ambientes não apenas fortalecem a colaboração entre os profissionais, mas também modernizam a infraestrutura de trabalho disponível para eles”, afirmou.
O presidente do Crea-CE também destacou o lançamento da Cartilha dos Síndicos 2024, que fornece orientações claras sobre segurança nas edificações e reforça a importância de contratar profissionais habilitados registrados no Crea-CE, e o lançamento da nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que agora oferece uma experiência mais ágil e moderna para os profissionais. “Esse projeto é fruto de um Hackathon realizado na gestão anterior e que finalizamos com todo o cuidado. Com a nova ART, eliminamos barreiras burocráticas e simplificamos processos, contribuindo para a eficiência das atividades técnicas no estado”, explicou.
Ele acrescentou ainda que o Programa Crea-CE Capacitando continua sendo um grande sucesso, com mais de 1.120 horas de capacitação realizadas desde sua criação. A fase atual do Programa, chamada Profissional Empreendedor, é focada no desenvolvimento de competências voltadas para o empreendedorismo, em parceria com o Instituto Centec.
“Por fim, não posso deixar de mencionar o Refis 2024, que este ano contou com ampla adesão dos nossos profissionais e empresas que regularizaram suas situações financeiras com condições especiais, contribuindo para a continuidade de suas atividades”, disse Galiza.
Planos para 2025
Sobre o planejamento para o próximo ano, Fernando Galiza revelou que o foco será dar continuidade à descentralização e modernização do Conselho.
“Estamos comprometidos em concluir as obras de novas sedes e reformar as inspetorias regionais, fortalecendo nossa presença no interior do estado. Pretendemos expandir o Espaço Crea para outras cidades, promovendo ainda mais integração e networking entre os profissionais”, contou.
Outro ponto importante, disse Fernando Galiza, será o fortalecimento do Programa Crea-CE Capacitando. De acordo com ele, serão lançadas novas trilhas de aprendizado voltadas para tecnologia e inovação, abordando temas como Inteligência Artificial e Construção Sustentável, que são tendências emergentes nas áreas representadas pelo Conselho.
“Planejamos também reforçar as ações de apoio à comunidade, promovendo parcerias com projetos sociais e educacionais, como fizemos com a revitalização das inspetorias regionais e o lançamento de iniciativas como a Cartilha dos Síndicos. Por último, continuaremos buscando formas de facilitar o acesso ao Conselho, tanto por meio de tecnologias como a nova ART quanto por ações como o Refis, que tem sido essencial para garantir que os profissionais possam atuar sem impedimentos”, afirmou.
In Connection na TV
A entrevista completa com Fernando Galiza para o programa In Connection, que foi ao ar na Band neste sábado, também está disponível no YouTube. Clique aqui e confira.