MOVIMENTAR A ECONOMIA
Festival gastronômico atrai turismo de alto padrão para o Pontal de Maceió
Por Marcelo - Em 07/09/2022 às 3:58 PM
Inicia nesta quarta-feira (7) à noite e segue até o próximo domingo, a segunda edição do Festival Gastronômico do Pontal de Maceió, no município de Fortim, reunindo renomados chefs da gastronomia nacional e internacional, que deve movimentar o turismo e a economia daquela bela região do Litoral Leste do Ceará. Serão cinco dias com muita alimentação sofisticada, boa música e aulas de culinária, liderados pelo chef Emmanuel Ruz, condecorado com uma estrela Michelin.
De acordo com o empresário Celian Chaufour, o festival foi criado para aumentar o turismo gastronômico e de alto padrão numa das áreas mais bonitas do Ceará. “Tanto que no final deste mês, vamos sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurfe no Jaguaribe Lodge, sempre com o objetivo de atrair aquele turista qualificado, praticante de esportes e que busca a integração com a natureza, uma das principais características aqui do Pontal de Maceió”, afirmou.
Entre os profissionais brasileiros convidados estão Élcio Nagano, chef do Soho Fortaleza; Flávio Xapuri Trombino, proprietário e chef do Xapuri, em Belo Horizonte; Joana Gallo, chef do restaurante Dona Joa, em Búzios, e Raphael Pires, chef e proprietário do Mia, em Tiradentes.
Gastronomia
Já os convidados internacionais são Thierry Drapeau, chef francês com duas estrelas Michelin que lidera a cozinha do The Signature Bangkok Restaurant, e o chef Jean-Baptiste Natali do restaurante do hotel “La Montagne”, em Colombey Les Deux Eglises, cidade localizada em Haute-Marne, região famosa pelos champanhes, que assim como o chef Emmanuel, tem uma estrela Michelin.
O belga Hervé Witmeur, que assina a cozinha do Ello Restaurante e La Cozinha, em Jericoacoara, e o chef de pâtisserie francês Jacques Paulin, completam a lista do festival. Aberto ao público e com entrada gratuita na Praça Central do Pontal de Maceió, 16 barracas oferecem diversos tipos de comida nacionais e internacionais. E lá também serão oferecidas quatro aulas de culinária com os chefs brasileiros.
O ponto alto do festival será representado pelos sete jantares exclusivos comandados pelos chefs. Três deles ocorrerão nos hotéis de luxo Vila Selvagem e Jaguaríndia Village, e terão valores de R$ 290,00 por pessoa com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Um verdadeiro deleite para quem aprecia o melhor da gastronomia nacional e internacional. “Quem vier ao Pontal de Maceió poderá experimentar pratos exclusivos e extremamente saborosos”, destacou Celian Chaufour.
A abertura oficial e o primeiro jantar exclusivo acontecem hoje, às 19h30, no Hotel Vila Selvagem, sob o comando dos chefs Emmanuel Ruz e Thierry Drapeau. O festival será encerrado com um jantar de gala, no dia 10, no Jaguaríndia Village, com menu idealizado pelos chefs Flávio Xapuri e Thierry Drapeau, e a participação da pâtisserie Zeste, da chef Elisabeth Migeot.