INTELIGÊNCIA E TRABALHO

FIEC celebra do Dia da Indústria com homenagens a empresários cearenses

Por Marcelo - Em 27/05/2022 às 9:36 AM

Ricardo Cavalcante, Ivens Júnior, Carlos Pereira, Osterno Aguiar e Hermano Franck na solenidade                             Foto: Portal IN

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará realizou uma grande celebração à força industrial cearense, com a festa do Dia da Indústria. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, entregou a Medalha do Mérito Industrial a Carlos Pereira de Souza, Francisco Rogério Osterno Aguiar e Hermano Franck Júnior. Além deles, também foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário Ivens Dias Branco Júnior.

Ricardo Cavalcante destacou o reconhecimento de quem investe no sonho industrial

Em seu discurso, o presidente da entidade ressaltou a história de vida e protagonismo dos homenageados, aos quais disse ter grande honra em prestigiar. “A melhor forma de celebrar nossas realizações é através do reconhecimento daqueles que investem sua inteligência e força de trabalho, na concretização do sonho industrial“, disse. O gestor ainda falou sobre o importante papel do setor na transformação da sociedade. “A indústria é um grande motor de inovação e importante vetor de transformação social. Temos um papel essencial na promoção da cidadania. Mais que gerar emprego e renda, o que é fundamental, ela desenvolve soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e diminuição do desequilíbrio regional”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Ivens e Morgana Dias Branco, elegância e simpatia na Festa da Indústria

O industrial Ivens Dias Branco Júnior, agraciado com a mais importante condecoração da indústria brasileira, concedida pela CNI, homenageou seu pai, Ivens Dias Branco, ao realizar o seu pronunciamento. “Ainda que sempre presente em minhas memórias, receber este mesmo laurel, com que meu pai foi agraciado no ano de 2004, me faz não apenas relembrá-lo, mas reviver sua trajetória, seus valores e ensinamentos, que muito se confundem com a própria história da M. Dias Branco”, salientou.

Homenagens da FIEC

Carlos Pereira de Souza endereçou seus agradecimentos a duas pessoas. “Em especial ao primeiro dono da empresa Del Rio, hoje uma das maiores indústrias de lingerie do Brasil, e ao empresário José Camilo Aguiar, um amigo que me ajudou a adquirir a empresa”, afirmou. Além disso, fez questão de agradecer à sua primeira esposa, dona Elza, com quem foi casado por 52 anos. Carlos também estendeu o recebimento da relevante comenda aos seus cerca de 3.500 funcionários.

O empresário Osterno Aguiar, em discurso emocionado, agradeceu às pessoas que, na prática, o ajudaram a criar a história de sucesso da sua empresa. “Eu não poderia deixar de agradecer a Deus, neste momento, pelo dom que Ele me deu de ser uma pessoa voltada para os mais humildes e à família que eu tive, que me ajudou a construir a história da Jacaúna. Agradeço, mais ainda, aos colaboradores – do marceneiro ao pintor e ao lixador da nossa fábrica -, porque, se não fossem eles, eu não estaria aqui, recebendo este prêmio”, destacou.

Já o industrial Hermano Franck agradeceu pelo recebimento da medalha. “Hoje, me regozijo de alegria por ter levado a cabo as tarefas que o destino me apresentou como obrigação. Parabéns aos demais agraciados e homenageados. Muito obrigado a todos e, em particular, agradeço ao estimado amigo Ricardo Cavalcante que, de forma admirável, preside a nossa FIEC”, salientou.

Autoridades

Fernando Santana, Izolda Cela, Ricardo Cavalcante e Élcio Batista durante a festa

A governadora do Ceará ressaltou a importância das muitas parcerias entre o poder público e a FIEC, na gestão de Ricardo Cavalcante. “Gratidão pela parceria com esse muitíssimo importante setor produtivo que promove, gera riqueza e trabalho em nosso Estado, mas que, também, com sua liderança na FIEC, dando segmento a uma ação voltada à inovação, para o desenvolvimento da tecnologia, para a mobilização e articulação de setores de parceria. Eu penso que o capacete de respiração assistida Elmo foi um exemplo muito valioso, tanto pela serventia que teve, salvando vidas (durante a pandemia de Covid-19), como também pelo modelo de articulação”, ressaltou Izolda Cela.

Além da governadora do Ceará, diversas autoridades civis e militares como o ex-Governador Camilo Santana; o senador Cid Gomes; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana; o comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), general de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão; o reitor da UFC, Cândido Albuquerque; o presidente da CMFor, Antônio Henrique; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o desembargador do TRF-5, Cid Marconi; o procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro; o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, entre outras.

Além de inúmeros empresários, o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; os vice-presidentes André Montenegro e Roseane Medeiros; os ex-presidentes da FIEC, Fernando Cirino, Beto Studart e Roberto Macêdo; os diretores Administrativo, Financeiro e de Inovação da FIEC, Chico Esteves, Edgar Gadelha e Sampaio Filho, respectivamente; o diretor Regional do Senai-CE e Superintendente do Sesi-CE, Paulo André Holanda; a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; a gerente do CIN, Karina Frota; o presidente do CIC, Marcos Soares; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, além de demais diretores e presidentes de sindicatos associados à FIEC.

Festa da Indústria contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, demonstrando a importância do setor

Mais notícias

Ver tudo de IN Business