HISTÓRIA
FIEC completa 70 anos de trabalho pelo desenvolvimento socioeconômico do CE
Por Marcelo - Em 12/05/2020 às 12:19 PM
A FIEC comemora, nesta terça-feira (12), os seus 70 anos de existência, com um trabalho árduo e diuturno durante esta pandemia de coronavírus, realizando ações em diversas frentes, a fim de superar este momento de turbulência econômica e de saúde.
Por ser um momento tão singular, nestas sete décadas de existência, o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, redigiu uma carta aberta, lembrando que a FIEC mantém a sua missão de “fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará” (veja o documento abaixo).
E tudo o que a entidade tem feito, é digno de cumprimentos. “Parabéns pela trajetória de lutas e conquistas da FIEC, ao longo desses 70 aos. Pelo comando da federação já passaram grades líderes cearenses. Não podemos deixar de destacar as iniciativas do atual presidente, Ricardo Cavalcante, que vem atuando com firmeza no combate à pandemia do Covid-19, coordenando campanhas solidárias de doações, atuando no Conselho instituído pelo governador Camilo, e na produção de EPI’s através do Sesi e Senai. Uma história de glória e orgulho para todos os cearenses”, ressaltou Pompeu Vasconcelos, do Portal IN News.
“Parabéns à FIEC pela trajetória de sucesso! Parabéns ao presidente Ricardo pela firme e competente condução da entidade, notadamente neste momento tão difícil! Recebam o meu aplauso!”, asseverou o Reitor da UFC, Cândido Albuquerque.
Os desafios são muitos e ainda não se pode afirmar por quanto tempo esse período turbulento permanecerá. Mas é certo que ele vai passar e todos sairão com diversos aprendizados, novos modelos de gestão, de relação com os colaboradores e outros parceiros. Então, que venham mais 70 anos de forte trabalho pelo Ceará!!!
Veja o texto na íntegra:
CARTA ABERTA
Hoje estamos completando 70 anos. E como é bom constatar que, desde aquele já distante 12 de maio de 1950, data em que foi emitida a Carta Sindical que oficialmente instalava a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, até os dias atuais, em nenhum momento nos deixamos desviar da nossa missão maior de “fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”.
Os tempos mudaram. As relações laborais suscitam maior maleabilidade, os modelos econômicos exigem celeridade, os novos modos de consumir impõem adaptabilidade constante às linhas de produção, a evolução tecnológica traz o futuro para bem perto.
E em meio a todas essas transformações seguimos retos e firmes, seguros de que somente teremos uma indústria forte e competitiva, se nela trabalharem pessoas competentes, ávidas por serem protagonistas de uma nova forma de ver o mundo; pessoas que tenham na inovação aberta, no compartilhamento de ideias, na solidariedade para com seus pares e seus territórios, os pilares mestres da sua conduta.
O momento atual tem posto tudo isso à prova. Em meio ao caos a que ora vitimiza toda a sociedade, roubando vidas e destruindo sonhos, a nossa federação se mostrou senhora de sua responsabilidade para com o Estado, para com a vida, para com as pessoas, para com a indústria. Todos os 40 sindicatos que a integram e todos os seus colaboradores, colocaram em campo o que tinham de melhor, a sua capacidade operacional, força, energia e inteligência, a serviço da sociedade cearense.
E numa efervescência criativa e laboral ímpar, fez nascer equipamentos, criou insumos, desenvolveu instrumentos, promoveu soluções inovadoras, se entregou por inteiro na construção coletiva de caminhos que pudessem preservar as nossas perspectivas de futuro, os nossos sonhos de realizar sempre mais e melhor.
E hoje, quando completamos os primeiros 70 anos da FIEC, o nosso maior presente é saber que seguimos juntos, ao lado de todos aqueles que, como nós, creem sermos capazes de fazer do Ceará um estado digno da grandeza e inteligência do seu povo.
Ricardo Cavalcante
Presidente da FIEC