QUALIFICAÇÃO E NETWORKING

FIEC e IEL promovem Programa de Educação Executiva Internacional no MIT

Por Marcelo - Em 10/10/2023 às 11:41 AM

Ricardo Cavalcante realizou uma rápida apresentação sobre o programa a ser realizado no MIT

Uma comitiva tendo à frente o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), formada por 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará está participando, esta semana, do Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston. O evento é realizado pela FIEC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), proporcionando uma intensa jornada de conhecimento e aprofundamento em temas como tecnologia, energia e liderança com grandes experts das principais universidades americanas.

Além de sessões acadêmicas e workshops, os cearenses participam de visitas técnicas a instituições de ponta e a empresas sediadas em Boston, que são referência no ecossistema local, para complementar o conhecimento teórico. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (13). A abertura do programa contou com discursos de boas-vindas do diretor do Programa de Relação com a Indústria do MIT, Yuri Ramos, do presidente Ricardo Cavalcante, e da superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

Hitendra Patel acompanha a apresentação de Dana Nunes, do IEL

Focando no desenvolvimento de competências de liderança, a primeira sessão acadêmica do Boston Beyond foi ministrada por Hitendra Patel, PhD em Ciência e Engenharia de Materiais e CEO da IXL Center, empresa global de consultoria em gestão de inovação, com sede em Cambridge. Ele mostrou como líderes de reconhecimento mundial transformaram o seu meio e construíram um legado único. A partir desses exemplos, o consultor explicou como é possível desenvolver uma visão de impacto na liderança e identificar e solucionar o ‘growth gap’.

Na sequência, Hitendra conduziu outra sessão voltada à temática da inovação, mostrando como inovar disruptivamente e transformar as organizações ou os segmentos de atuação dos participantes. O expert apresentou as tendências que estão mudando o mundo, além de métodos e ferramentas para potencializar a jornada de inovação e aplicar os aprendizados do programa. Houve, ainda, uma sessão de compartilhamento e consolidação do conhecimento.

À tarde, o grupo realizou uma visita técnica à SAP Boston, gigante mundial da área de TI, líder de mercado em software de aplicativos empresariais, que em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) desenvolve soluções para oferecer transformações de sustentabilidade por meio da tecnologia. Lá, os participantes tiveram a oportunidade de verificar a aplicação prática de mudanças de modelos de negócio a partir de uma visão de longo prazo de inovação, calcada em uma macrotendência: economia verde e ESG.

O programa

O Boston Beyond oferece a oportunidade para que gestores e executivos cearenses aprendam com professores de nível internacional, façam networking com outros profissionais e conheçam novas ideias e as melhores práticas mundiais, aprendendo a se adaptar com fluidez ao mercado global presente e futuro, que está em constante mudança.

Paulo Holanda, Edgar Gadelha, Ricardo Cavalcante, Chico Esteves e Dana Nunes

Diversos integrantes da diretoria da FIEC, como o vice-presidente André Montenegro; os diretores Administrativo, Chico Esteves e Financeiro, Edgar Gadelha; os presidentes do Sinduscon, Setcarce e Simagran – Patriolino Dias, Marcelo Maranhão e Carlos Rubens Alencar, respectivamente; Paulo André Holanda (superintentente do Sesi e diretor Regional do Senai Ceará), Dana Nunes (IEL Ceará), entre outros também participam do programa no MIT. Os secretário Vilma Freire (Sema) e Salmito Filho (SDE), além de Max Quintino (secretário-chefe da Casa Civil), também integram a comitiva da FIEC que participa do programa no MIT.

O corpo docente que ministrará os conteúdos inclui grandes expoentes das universidades norte- americanas. São, ao todo, 12 experts com larga experiência acadêmica e líderes no desenvolvimento do pensamento intelectual em suas áreas de atuação. Além das sessões acadêmicas no MIT, haverá ainda uma masterclass em Harvard e um workshop na renomada Hult International Business School.

Serão utilizadas metodologias de aprendizado ativo que irão aprimorar as habilidades de liderança, pensamento estratégico e visão de negócios dos participantes. Inteligência artificial, transição energética, desenvolvimento sustentável, inovação em gestão, novas tecnologias, liderança de impacto e novos conceitos de gestão são alguns dos temas que serão abordados nas sessões que compõem o programa.

Comitiva da FIEC e integrantes do Governo do Ceará passarão esta semana numa imersão no MIT

Mais notícias

Ver tudo de IN Business