TÊXTIL E CONFECÇÕES
FIEC e Shein debatem sobre a expansão de parcerias com empresas do Ceará
Por Marcelo - Em 22/08/2023 às 2:41 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta segunda-feira (21), a diretoria da varejista online chinesa Shein para dialogar sobre as perspectivas de expansão da empresa envolvendo o Ceará. O encontro, que aconteceu na Casa da Indústria, reuniu representantes dos setores têxtil e de confecções.
Estiveram presentes na reunião a diretora de assuntos externos da Shein, Anna Beatriz Almeida; a Head de Moda, Fabiana Magalhães; a Head de 1P e 3P, Jingjing Ding; os presidentes do Sindiconfecções, Sinditêxtil e Sindiroupas – Daniel Gomes Soares da Silva, Leandro Pereira de Araújo e Paulo Alexandre de Sousa; a secretária de Relações Exteriores do Governo do Ceará e vice-presidente da FIEC, Roseane Medeiros; a secretária-executiva de Atração de Investimentos do Estado, Ludmilla Campos, além de diversos industriais dos setores têxteis e de confecções do estado.
Na ocasião, as representantes da Shein no Brasil apresentaram o modelo de negócio da empresa e demonstraram interesse em articular parcerias com a indústria local, para a produção de produtos do setor de vestuário no Ceará.
Segundo Ricardo Cavalcante, a reunião foi o primeiro passo para estabelecer um canal de diálogo entre a varejista online e os empresários cearenses. “Essa conversa é para que possamos propor soluções boas para a indústria e para a plataforma, ouvindo os empresários”, destaca. “O relacionamento tem que existir, mas deve ficar claro para os dois lados como isso vai acontecer”, acrescenta.
América Latina
Anna Beatriz Almeida afirmou que a chegada da Shein ao Brasil faz parte de um projeto de ampliação da empresa na América Latina. E que o principal objetivo da varejista é desenvolver a indústria nos estados onde pretende fazer negócios. “Quando trabalhamos com parcerias, nesse modelo em que estamos vislumbrando crescimento para América Latina, queremos que o parceiro cresça junto com a gente. O sucesso da empreitada é o sucesso que vamos construindo com nossos colegas”, ressaltou.
Roseane Medeiros, por sua vez, salientou que a possibilidade de parceria entre a Shein e a indústria cearense é uma oportunidade de escalar a produção local, mas pontuou que é necessário avaliar fatores tributários e de custos. “A capacidade que uma plataforma dessa tem de escalar produção é muito grande. Temos que pensar como podemos ajustar os setores tradicionais a essa nova era. Temos compromisso com esse setor, que é muito importante”, completa a secretária. (Com Gecom FIEC)