FIEC e UFC vão desenvolver foguete espacial

Por Admin - Em 20/09/2018 às 1:30 PM

O Ceará ingressa de maneira efetiva no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial, a partir do convênio firmado entre a FIEC e a Universidade Federal do Ceará, para colaboração recíproca na construção de um foguete espacial.

A UFC será responsável pela pesquisa e engenharia e o Senai Ceará pela execução e construção colaborativa das peças que compõem o foguete, que já foi batizado como HERMES-1.

Os estudantes de cursos técnicos do Senai Ceará e os acadêmicos de engenharia da universidade estarão envolvidos em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a solenidade no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

O presidente da FIEC, Beto Studart, ressaltou a importância da parceria entre a indústria e a Academia, frisando que é preciso valorizar a pesquisa e a ciência no Brasil, criando um ambiente propício para que o cientista trabalhe cada vez mais próximo ao setor produtivo. 

“O pesquisador não pode viver como vive aqui no Brasil. Precisamos de um marco legal definitivo para que o pesquisador ganhe dinheiro com o seu sucesso. Nos Estados Unidos, o cientista trabalha nove meses para o estado e três meses para a iniciativa privada, sem nenhum problema de prevaricação”, disse.

O reitor da UFC, Henry Campos, destacou a profícua relação entre a UFC e a FIEC, fortalecida durante a gestão do presidente Beto Studart. “A aproximação entre a Academia e o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. O pensamento do presidente coincide com o nosso e com o do governador Camilo Santana de que a inovação, juntamente com a educação, irá trazer riqueza para o nosso Estado”, declarou.

Beto Studart e Henry Campos assinaram o documento firmando a parceria entre as instituições

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business