QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

FIEC IEL e Adece dão início à segunda turma do programa ‘Geração Tech’

Por Marcelo - Em 09/09/2024 às 5:47 PM

A aula inaugural da segunda turma do programa ‘Geração Tech’ aconteceu na segunda-feira (9) e marca um importante avanço na capacitação profissional de jovens no Ceará. Com uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o programa conta com 727 jovens devidamente matriculados.

Geração Tech conta com alunos de forma presencial e também online

Destes, 174 são de Fortaleza e sua Região Metropolitana, participando de forma presencial, enquanto 553 alunos são originários de 104 municípios do interior, inscritos na modalidade online. Durante a aula, a coordenação acadêmica apresentou informações detalhadas sobre o curso e orientações sobre a jornada de capacitação que se estenderá pelos próximos três meses. A iniciativa promete contribuir sobremaneira para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos seus alunos e o fortalecimento da mão de obra local.

Transformação

A especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, Ana Zuleika Bastos, destacou o potencial transformador do programa. “O grande legado é preparar os jovens para um mercado que demanda cada vez mais profissionais capacitados. Estamos muito entusiasmados com mais uma turma desse programa e esperamos que todos aproveitem a oportunidade”, afirma. Já a assessora técnica da Adece, Luana Bandeira, disse que, além de buscar suprir a demanda por pessoas qualificadas, o projeto visa criar oportunidades no mercado de trabalho para os jovens cearenses.

O programa ‘Geração Tech’ objetiva capacitar cerca de mil cearenses com idade entre 18 e 29 anos ao longo deste ano. A iniciativa oferece, de forma totalmente gratuita, a oportunidade de formação em Desenvolvedores Web Full Stack, preenchendo uma lacuna no mercado de tecnologia da informação (TI) e contribuindo para a inclusão de jovens no setor.

O curso proporciona uma formação intensiva e abrange todas as etapas de criação de sites e aplicativos, desde a interface com o usuário até a gestão de bancos de dados. Os participantes aprendem linguagens e ferramentas essenciais como HTML5, CSS3, Javascript e React. Esse conjunto de habilidades é fundamental para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e, por isso, também é altamente valorizado pelas empresas que atuam no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business