FIEC receberá prêmio por economia do mar, em Portugal
Por Admin - Em 05/04/2019 às 3:06 PM
A FIEC receberá, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, em Portugal, o Prémio Valoris Mare 2019. A outorga da premiação à entidade é justificada pelo presidente dos Prémios Excellens Mare, Miguel Marques. “De forma pioneira a nível mundial no universo das federações de indústria, ter definido no conjunto das suas estratégias, uma rota estratégica específica para a economia do mar, que visa sinalizar caminhos de construção do futuro, num horizonte temporal até 2025”, disse.
Para implementar tal rota foi constituída uma sólida equipe técnica, que já produziu o estudo socioeconômico que caracteriza a economia do mar do Estado do Ceará e o de tendências que analisa em detalhe a evolução das indústrias do mar. “De forma bastante inclusiva, envolvendo a comunidade marítima e todas as entidades relevantes, já começou a implementação no terreno da estratégia pioneira que visa gerar valor através do mar”, completou Marques
Representando o presidente Beto Studart, o líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, recebe o prêmio amanhã. Como parte da programação em Portugal, Sampaio Filho já esteve com Rui Pinto, diretor operacional e ex-comandante de navio/veleiro, no terminal de Cruzeiros de Lisboa, considerado o melhor e mais moderno da Europa.
Sampaio participou, ainda, de almoço com Carlos Rodriguez, empreendedor com experiência internacional em construção de portos e indústria naval, com negócios concentrados na zona franca de exportações da Ilha da Madeira, onde sua empresa, a SDM, é responsável pelo registro internacional de navios.
Hoje, a programação de Sampaio Filho como representante da FIEC marca visitas à Universidade e à Biblioteca Joanina, junto com diretores da universidade e representantes da NOAA (EUA), Marine Institute (Irlanda) e Plocan (Espanha). E amanhã, antes da entrega do prêmio, Sampaio conhecerá a incubadora de empresas da Figueira, reúne-se com diretores da Desporto Náutico Escolar e em seguida fará uma apresentação sobre o Observatório da Indústria da FIEC.
Barco de pesca em Fortim, um dos lugares de grande produção de pescados no litoral cearense
Foto: Divulgação