AÇÃO DO SENAI E SEBRAE
FIEC sediará a apresentação do Novo Brasil Mais Produtivo nesta quinta-feira
Por Marcelo - Em 04/06/2024 às 2:07 PM
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediará nesta quinta-feira (6), às 8h30, a apresentação aos empresários cearenses do programa Novo Brasil Mais Produtivo − que visa promover a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Todas essas entidades se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade e de eficiência energética, até a transformação digital das indústrias nacionais.
O Novo Brasil Mais Produtivo destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados à produtividade e digitalização.
Alinhamento
O programa está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo Governo Federal no dia 22 de janeiro, já que a missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB) trata da transformação digital da indústria como caminho para ampliar a produtividade e promover um salto de digitalização das empresas brasileiras. Senai e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.
Ao participar do programa, as empresas terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão e adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, realização de consultorias – manufatura enxuta e eficiência energética -, combinadas com o aperfeiçoamento da força de trabalho, além de transformação digital e projetos smart factories (fábricas inteligentes).
Na modalidade de transformação digital, as empresas serão inicialmente submetidas a um diagnóstico da maturidade para a adoção de tecnologias industriais inteligentes. Em seguida, com o resultado do diagnóstico, será elaborado um projeto customizado, que poderá ser submetido a uma linha de financiamento exclusiva e ao acompanhamento da implantação.
Serviço:
Novo Brasil Mais Produtivo
Data: 6 de junho, às 8h30
Local: Casa da Indústria − Auditório Waldyr Diogo