TURISMO
Finados: Com a maior romaria do ano, ocupação hoteleira do Cariri chega a 90%
Por Redação - Em 01/11/2024 às 1:31 PM
Teve início, na última quarta-feira (29), a Romaria de Finados em Juazeiro do Norte, com encerramento previsto para sábado (2). A taxa de ocupação hoteleira deve alcançar 90%, segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). A Igreja Católica estima que cerca de 350 mil fiéis participarão do evento.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, informou que a Setur está monitorando o impacto do turismo religioso na hotelaria e em outros setores. O Governo do Ceará tem promovido e facilitado o acesso dos turistas às diversas regiões, especialmente no Cariri.
O levantamento realizado na hotelaria da região abrange hotéis e pousadas que recebem romeiros de várias partes do país. A Setur também recebeu dados sobre a ocupação dos ranchos, locais que acolhem romeiros.
O Hotel Ibis Juazeiro do Norte reportou uma ocupação de 93,57%, acima da média da região. Thainara Lopes, gerente do hotel, afirmou que o evento gera movimentação na cidade e oportunidades de emprego em várias áreas.
O coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri, Júnior Feitosa, destacou que a Romaria de Finados impacta a economia local, beneficiando a ocupação de hotéis, pousadas e ranchos, além de gerar oportunidades para os moradores que oferecem estadias. O comércio e os serviços, como lojas de artigos religiosos, bares e restaurantes, também se beneficiam.
Neste ano, o tema dos festejos é “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, com um lema baseado no livro do Eclesiástico: “Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas” (Eclo 48,15).
Juazeiro do Norte se destaca como o sexto destino mais buscado do país para o feriado do dia 2 de novembro, conforme pesquisa da plataforma Decolar, que analisou buscas por passagens aéreas.