PARCERIA SENAI, ARGOTECH E UFC

Finep aprova projeto inovador do Ceará para a produção de Hidrogênio Verde

Por Marcelo - Em 12/11/2024 às 7:43 PM

O Senai Ceará, por meio de sua Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), em parceria com a ArgoTech e a Universidade Federal do Ceará (UFC), conquistou a aprovação de um projeto no edital Finep Mais Inovação Brasil – Energias Renováveis. O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de gestão para a produção de Hidrogênio Verde (H²V) utilizando uma tecnologia pioneira, mais econômica e sustentável, que surge como uma alternativa aos combustíveis fósseis.

Produção de Hidrogênio Verde deverá utilizar membrana de quitosana

Sob a liderança da ArgoTech, a iniciativa conta com a expertise do Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da UFC, coordenado pelo professor Ênio Pontes. O Senai Ceará, além de fornecer consultoria técnica especializada, investe na capacitação da equipe em Hidrogênio Verde, facilitando a disseminação do conhecimento para o mercado e o setor acadêmico.

A inovação central do projeto é a utilização de uma membrana de quitosana, material encontrado nas cascas de camarão e caranguejo, que substitui a membrana sintética comumente importada e de custo elevado usada nos eletrolisadores. Essa descoberta é resultado da tese de doutorado do físico Santino Loruan, pesquisador do LAMEFF, sob a orientação do professor Ênio Pontes.

Este projeto representa um avanço expressivo para o desenvolvimento da produção de Hidrogênio Verde no Brasil, especialmente no Ceará, ao possibilitar o uso de um recurso abundante em nosso litoral. A parceria com o Senai Ceará para capacitação da equipe simboliza um investimento não só em tecnologia, mas também em conhecimento técnico, fortalecendo a posição do Brasil como pioneiro no mercado de Hidrogênio Verde”, afirma Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará.

Para Tarcísio Bastos, gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai Ceará, a aprovação deste projeto destaca a crescente competência da Unitec e do Senai na captação de recursos que fortalecem o desenvolvimento industrial cearense.

Pesquisa e desenvolvimento

O edital Finep Mais Inovação Brasil – Energias Renováveis, de abrangência nacional, foi criado para fomentar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, incentivando parcerias estratégicas entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiros. A ArgoTech figura como uma das primeiras empresas do Ceará e do Nordeste a ser contemplada pelo edital, com um investimento de cerca de R$ 6 milhões. Outro projeto cearense aprovado foi o da Aeris Energy, reforçando o protagonismo do Ceará no avanço de tecnologias sustentáveis no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business