INTERVENÇÕES ONCOLÓGICAS
Físico médico é profissional de extrema importância no tratamento radiológico
Por Marcelo - Em 08/11/2021 às 12:47 PM
A física médica é uma área de estudo que se dedica à aplicação de conceitos, leis, modelos e métodos voltados para diagnóstico e tratamento de doenças. Além disso, desempenha um papel fundamental na proteção radiológica de indivíduos, sempre aliado ao desenvolvimento científico e bem estar humano. Mas o que exatamente faz um físico médico? Segundo o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), é o profissional responsável pelo planejamento dos tratamentos radioterápicos.
“O físico médico tem um papel de auxílio em todo o tratamento do paciente, desde a simulação até o momento da entrega da dose de radiação na máquina. Podemos atuar tanto na parte administrativa do departamento, burocrática em relação às normas que o serviço precisa seguir junto ao órgão regulamentador, o CNEN e dentro da rotina realizando planejamentos, revisão da ficha técnica e acompanhando o início dos tratamentos nas máquinas”, destaca o físico médico do CRIO, Anderson Sorgatti.
O físico médico também é o responsável pelo controle de qualidade dos equipamentos, desde os diários, semanais e mensais, até controles de qualidade específicos para cada paciente. “No CRIO, todas as máquinas passam por avaliação diária de checagem da entrega da dose ao paciente, além de controles de qualidade mensais baseados em protocolos internacionais como TRS-398 e TG-142”, diz Anderson.
A física Letícia Medeiros, colaboradora há três anos no CRIO destaca a importância da certificação do profissional físico médico e suas atribuições no tratamento dos pacientes. “É de fundamental importância que a equipe de física médica, que colabora para o planejamento do tratamento dos pacientes do CRIO, tenha obtido as devidas certificações junto aos órgãos reguladores e à Sociedade Brasileira de Física Médica. Garantindo ao paciente a qualidade necessária ao tratamento.”, afirma Letícia.
Diante de todas estas funções e pensando em proporcionar mais segurança ao paciente e otimização do tratamento, é que o CRIO mantém em sua equipe seis físicos médicos com ampla expertise, para oferecer os melhores serviços: Luiz Antônio Pinheiro Sales, Letícia Medeiros Santoni, Marco Antônio Bezerra Diniz, Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Anderson Sorgatti de Souza e Nélson Júnior Gonçalves.