ALTA DE 0,3 PONTO PERCENTUAL

FMI eleva para 2,4% a projeção do PIB brasileiro em 2025

Por Redação - Em 16/07/2024 às 11:24 AM

Dinheiro, Real Moeda Brasileira

Em seu relatório, o FMI explicou que o crescimento foi revisado para cima em função da reconstrução pós-enchentes e fatores estruturais positivos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a perspectiva de crescimento econômico do Brasil em 2025, atribuindo a melhoria aos esforços de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo as novas estimativas divulgadas nesta terça-feira (16), o FMI agora prevê uma expansão de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o próximo ano, o que representa um aumento de 0,3 ponto percentual em relação à previsão anterior de abril, conforme atualização de seu relatório Perspectiva Econômica Global.

Em seu relatório, o FMI explicou que o crescimento foi revisado para cima em função da reconstrução pós-enchentes e fatores estruturais positivos, como a aceleração da produção de hidrocarbonetos. Para o ano corrente, o FMI já havia ajustado para baixo a estimativa de crescimento do Brasil na semana anterior, fixando-a em 2,1%, uma redução de 0,1 ponto percentual em relação à estimativa anterior de abril, citando as enchentes no Rio Grande do Sul, uma política monetária ainda restritiva, um déficit fiscal mais baixo e a normalização da produção agrícola.

Após uma visita ao Brasil, a equipe do FMI projetou ainda que o crescimento econômico do país se fortalecerá para 2,5% no médio prazo, uma revisão para cima de 0,5 ponto percentual desde a última visita em 2023, impulsionado por ganhos de eficiência com a reforma tributária e aumento na produção de hidrocarbonetos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business