Fortaleza Brazil Stone Fair começa dia 18
Por Admin - Em 03/04/2018 às 3:05 PM
A Fortaleza Brazil Stone Fair acontece de 18 a 20 deste mês, no Salão Almofala do Centro de Eventos do Ceará (CEC). E no dia 19 haverá o 1º Fórum de discussão, com o tema: “Pensando o setor em 2068, realizado pelo Instituto Brasileiro da Rocha Ornamental.
Será uma ampla discussão de especialistas sobre os principais desafios e oportunidades para o ramo de pedra natural nos próximos 50 anos.
A partir de 2012, o Ceará deu um grande salto no setor de rochas ornamentais passando de 12 para 45 empresas operantes no Estado, dentre as quais aparecem as maiores exportadoras do Brasil.
A concentração da maior parte delas está no Noroeste do Estado (Sobral, Massapê, Santa Quitéria). Com o mercado em ascensão, o Estado está hoje entre os três principais do Brasil em exportação com US$ 26,6 milhões e 39,5 mil toneladas, em 2017, com tendência de crescimento.
Entre as pedras do Ceará que mais fazem sucesso no mundo e são extraídas exclusivamente do solo cearense e por empresas cearenses estão a Perla Santana, a Perla Venata, a Cristalo Pink e a Ônix Vision.
A expectativa é que as exportações cearenses terão forte crescimento nos próximos quatro anos chegando a US$ 200 milhões até 2021, quando o Estado será o segundo maior parque industrial e de exportações do Brasil.
“Para atingirmos estes números, é fundamental que os agentes institucionais como a Agência Nacional de Mineração, a Semace e a ZPE possam exercer as suas funções com eficiência”, diz Carlos Rubens Alencar, presidente do Simagran-CE.
O setor de rochas ornamentais é um dos qualificados como prioritários para instalação de indústrias na ZPE-Pecém. São 19 protocolos de intenções assinados e cinco projetos já estão em fase de modelagem.
Cristalo Pink é uma das rochas cearenses que mais faz sucesso pelo mundo afora
Foto: Divulgação