
Turismo Marítimo
Fortaleza encerra temporada de cruzeiros 2024/2025 com estimativa de 20 mil turistas
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 13/04/2025 às 6:00 AM

O MSC Poesia foi a décima embarcação a parar na cidade na temporada de cruzeiros 2024/2025 Foto: Divulgação/CDC
O Porto de Fortaleza recebeu, no sábado (12), o navio MSC Poesia, marcando o encerramento da temporada de cruzeiros 2024/2025. Com 294 metros de extensão, a embarcação oferece uma estrutura de alto padrão, incluindo restaurantes, spa, piscinas, teatro, cassino, pista de jogging, quadra de tênis e diversas outras atrações.
Com a passagem do MSC Poesia, a décima embarcação a parar na cidade, a estimativa da Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o equipamento, é de que, repetindo outras temporadas, cerca de 20 mil turistas tenham passado por Fortaleza por meio de viagens marítimas, consolidando o Porto como um importante ponto turístico e de movimentação econômica.
Construído em 2008, em Saint-Nazaire, na França, o MSC Poesia tem capacidade para três mil passageiros e já realizou dois cruzeiros de volta ao mundo. No ano passado, visitou 52 destinos em 31 países. De bandeira panamenha, o navio já atracou em várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Manaus, Belém e Alter do Chão, no Pará. Curiosamente, o navio foi batizado pela atriz Sophia Loren, em Dover, na Inglaterra.
O MSC Poesia veio de Salvador e permaneceu no Porto de Fortaleza até às 18h do sábado, quando seguiu para a cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal.
Importância dos cruzeiros

Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará
Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os cruzeiros que hoje aportam no Ceará, em sua grande maioria, estão de passagem, sem uma rota definida que interligue Fortaleza a outras cidades.
“Os cruzeiros que chegam ao Ceará, em sua maioria, vêm do Caribe ou da Europa, ou estão retornando para esses destinos, fazendo de Fortaleza um ponto de poio. Eles são extremamente importantes, pois trazem um grande volume de turistas em uma única operação. Esses visitantes têm a oportunidade de explorar nossos equipamentos culturais, como o Teatro José de Alencar, a Pinacoteca, a Estação das Artes e o Museu da Imagem e do Som. Além disso, costumam comprar o nosso artesanato, provar nossas comidas típicas e visitar o Mercado Central. Portanto, é essencial que tenhamos um bom receptivo para esses navios”, afirmou.
Bismarck destacou ainda a importância de as companhias de cruzeiros voltarem a incluir Fortaleza em suas rotas fixas. “O que nós desejaríamos era que as companhias voltassem a fazer rota aqui no Ceará, passando uma vez por semana aqui em Fortaleza. Nós temos um terminal marítimo de boa qualidade para isso”, concluiu.
Mais notícias


Preferência Nacional
