TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Fórum da FIEC aborda branding, design, marketing digital e interatividade
Por Marcelo - Em 19/08/2020 às 7:57 PM
O I Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC debate, nesta quinta-feira (20), o tema: “Branding, design, marketing digital e interatividade para alavancagem de vendas”, com a participação de especialistas de renome no cenário cearense e nacional.
Dentre os especialistas que vão discutir todas estas questões que impactam diretamente no dia a dia das empresas, estão a analista do Senai Ceará, Camila Forte; o gestor de comunidades do Ninna Hub, Leonardo Alencar; a CEO da PliQ, Denise Barroso; a CEO do Abracadabra, Monike Oliveira, e o CEO do Bugaboo, Tiago Guimarães.
O painel desta terça-feira, abordando as contribuições da TIC para a transformação digital contou com a participação do arquiteto de Soluções de TI da Lanlink, Hoto Wangles; do gerente executivo de manufatura da Totvs, Jeferson Martins; e do diretor de operações da IVIA, Márcio Braga. A mediação ficou por conta do executive partner da Gartner, Nei Silvério.
Os painelistas iniciaram o encontro falando sobre o contexto cearense em relação à Indústria 4.0. “As empresas falam muito sobre o tema, mas TI continua sendo vista como um custo. As empresas seguem assim porque ainda estão entregando e vendendo”, provocou Márcio Braga.
Para Jefferson Martins, a inércia é grande para a Indústria 4.0 no Brasil, pois não vivemos bem a Indústria 3.0. “A premissa da 3.0 era automatizar o chão de fábrica. Vivemos um processo de desindustrialização nos últimos 40 anos, então muitos empresários pensam porque investir em um mercado que está se retraindo. Mas enquanto um está dando um passo atrás, tem outros dando um passo à frente”, lembrou.
Hoto Wangles afirmou que a transformação digital começa na construção de uma mentalidade. “Estamos trabalhando o conceito de jornada com nossos clientes. Todo mundo quer se transformar e investir, mas muitas vezes esbarramos na cultura empresarial. Investimentos que precisam ser feitos, coisas que precisam ser mudadas”, explicou.
Ao longo das próximas semanas, mais seis painéis de debate serão apresentados ao público, sempre às terças e quintas-feiras, como telecomunicações, LGPD, inovação, inteligência artificial, desafios educacionais e soluções tecnológicas, dentre outros.