CRESCIMENTO ECONÔMICO

Fórum do Desenvolvimento reunirá lideranças para debater sustentabilidade

Por Marcelo - Em 09/03/2022 às 12:42 PM

O Sebrae Nacional será um dos participantes de destaque na 7ª edição do Fórum de Desenvolvimento, que acontece nos dias 15 e 16 deste mês, em Brasília, oferecendo palestras, debates e mesas redondas com a equipe econômica dos presidenciáveis e integrantes de instituições financeiras de todo o mundo. Dentre elas a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Carlos Melles deve realizar uma apresentação sobre as ações do Sebrae          Foto: Divulgação

Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade composta pelos bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito de todo o País, como a Finep, agência pública que financia a ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos e outras entidades. O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, deverá participar do evento, que será transmitido online e tem inscrições gratuitas pelo seu site oficial (www.forumdodesenvolvimento.com.br).

O Fórum do Desenvolvimento vai debater uma agenda global comum a todos os cinco continentes, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis, em sintonia com a Agenda 2030. Também será apresentado o Plano ABDE 2030, documento da entidade com ações concretas para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Apoio da ONU

O evento tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement – AFD), BID, CAF, do projeto FiBraS (Finanças Brasileiras Sustentáveis) e da Agência Alemã de Cooperação (GIZ). “Os associados da ABDE que integram o Sistema Nacional de Fomento estão sintonizados com essa agenda global de desenvolvimento e têm o compromisso de mobilizar recursos para financiar projetos que viabilizem uma transição para uma economia mais sustentável e inclusiva”, afirma a presidente da ABDE, Jeanette Lontra.

Ricardo Mourinho é o vice-president do Banco Europeu de Investimento

A abertura do Fórum do Desenvolvimento contará com mesa redonda composta por lideranças de instituições financeiras de desenvolvimento. Entre elas a secretária geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Rebeca Grynspan; a gerente de Instituições para o Desenvolvimento do BID, Susana Guerra; a diretora Geral Adjunta da AFD, Marie-Hélène Loison; o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; o vice-presidente da CAF, Jorge Arbache; a coordenadora Residente da ONU Brasil, Silvia Rucks; e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix.

Em seguida, será apresentado o Plano ABDE 2030. Economistas ligados aos presidenciáveis participarão da discussão e receberão o documento. Dentre os nomes confirmados estão os economistas Nelson Marconi (Ciro Gomes), Affonso Pastore (Sergio Moro), Zeina Latif (João Doria), Germano Rigotto (Simone Tebet) e Guilherme Mello (Lula).

Encerramento

O segundo dia do evento terá como tema central: “Impulsionando as missões do Brasil na agenda da sustentabilidade e inovação”. Serão seis painéis de discussão ao longo do dia, com as participações de presidentes de instituições financeiras de desenvolvimento, acadêmicos e representantes de entidades privadas. Entre os participantes confirmados a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; a diretora de Estratégia do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Saloua Sehili; e a professora da Columbia University, Stephany Griffith-Jones.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business