EMBAIXADORA BRIGITTE COLLET FARÁ A ABERTURA
France Excellence debaterá as artes, os produtos e o turismo de luxo na França
Por Marcelo - Em 16/09/2021 às 10:25 AM
O France Excellence América Latina, mais importante encontro sobre o luxo francês dos últimos anos, reunirá a partir da próxima segunda-feira (20), alguns dos mais reconhecidos nomes do setor, do Brasil e da França. A conferência do France Excellence terá abertura da embaixadora da França, Brigitte Collet, e a jornalista e autora do livro Filme Fashion, Alexandra Farah, como mestre de cerimônias.
O primeiro painel, “As mil faces do luxo”, traçará a história do setor, desde a Antiguidade até a modernidade, e suas perspectivas futuras com o diretor do Musée des Arts Décoratifs de Paris e curador da exposição Luxes, Olivier Gabet, direto da capital francesa.
O savoir-faire, que torna a França pioneira no luxo e referência mundial, será o tema da mesa redonda que se seguirá, com participação de Dominique Niel, do grupo Ateliers de France, responsável pela reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, e do Cidade Matarazzo; Jean-Manuel Leménager, CEO Latam da Hermès Paris; Bénédicte Épinay, diretora do Comité Colbert, entidade que reúne as 85 mais importantes marcas de luxo no mundo, com moderação de Carlos Ferreirinha, fundador e sócio da MCF Consultoria.
O terceiro painel “Luxo e turismo” abordará os caminhos do turismo de alto padrão e traça minuciosa análise sobre o papel da França como destino high-end. Os participantes serão Yan Gillet, diretor geral do Hotel Martinez Cannes; a escritora e jornalista Adelaïde de Clermont Tonnerre, membro da comissão que seleciona os hotéis franceses que receberão a distinção Palace e o CEO da Tereza Perez Tours, Tomas Perez.
Caroline Putnoki, diretora para América do Sul da Atout France e organizadora do evento, diz que “é preciso repensar os atributos do luxo e apontar caminhos sustentáveis para o futuro, valorizando a excelência, a paixão criativa e o bom gosto atemporal. A França serve de inspiração para o turismo, assim como para a gastronomia, moda, artes e arquitetura. Queremos mostrar que o brasileiro pode tomar contato com todo esse repertório em uma viagem”, afirmou.
No encerramento, o empreendedor visionário Alexandre Allard, à frente do Cidade Matarazzo e responsável pela reformulação de tradicionais marcas francesas como Le Royal Monceau, Pourtalès e Balmain, apontará caminhos futuros para o consumo de experiências.
Nos dois dias que se seguem, rodadas de negócios serão organizadas com profissionais de turismo de luxo latino-americanos e franceses. São presenças confirmadas: as Secretarias de Turismo de Aix-en-Provence, Auvergne-Rhône-Alpes, Marseille e Reims, na Champagne; as lojas de departamento Galeries Lafayette e La Samaritaine; os hotéis Maison Mère, Martinez Cannes, Park Hyatt Paris Vendôme e Intercontinental Marseille, e outros. A mais recente confirmação é do Escritório de Turismo da Cidade de Paris.